É PROPOSTA DESSE TRABALHO TRAZER UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIA, AO PESQUISAR OS PROCESSOS QUE CONDUZEM A TOMADA DE CONSCIÊNCIA ACERCA DA ORIGEM DOS SERES VIVOS. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA É A TOMADA DE CONSCIÊNCIA NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, CUJA METODOLOGIA DE COLETA INSPIROU-SE EM UMA VARIAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO. O INSTRUMENTO DE COLETA É ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO 15 ESTUDANTES DE UMA ESCOLA RURAL NO SUDOESTE DA BAHIA. O PROCESSO DE ANÁLISE PARTIRÁ DAS RESPOSTAS DAS ENTREVISTAS EXIBIDAS PELOS SUJEITOS EM TRÊS MOMENTOS DISTINTOS LEVANTANDO-SE OS SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, E CLASSIFICANDO OS SEUS NÍVEIS DE REPRESENTAÇÃO. OS SUJEITOS FORAM CLASSIFICADOS NOS NÍVEIS I, II E INTERMEDIÁRIO. NO NÍVEL I, ELES APRESENTAM UM DOMÍNIO DE REPRESENTAÇÃO NÃO ESTRUTURADO ACERCA DA ORIGEM DOS SERES VIVOS, TRATA-SE DE REPRESENTAÇÕES PRÉ-CONCEITUAIS, COM PREDOMÍNIO DE PENSAMENTO TRANSDUTIVO. ENCONTRAMOS TAMBÉM SUJEITOS QUE APRESENTAM UMA NARRATIVA MAIS ELABORADA, COM PREDOMÍNIO DE UM PENSAMENTO INTUITIVO, POR ISSO, FORAM CLASSIFICADOS EM UM NÍVEL INTERMEDIÁRIO. NO NÍVEL II, OS SUJEITOS APRESENTAM REPRESENTAÇÕES MAIS ESTRUTURADAS, SOBRE A ORIGEM DOS SERES VIVOS, TRATA-SE DE REPRESENTAÇÕES CONCEITUAIS, COM PREDOMÍNIO DE UM PENSAMENTO INDUTIVO.