A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE ALGUNS PESQUISADORES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA. ASSIM, BUSCARAM-SE ALGUMAS PESQUISAS QUE DÃO DIVERSOS FOCOS AO ESTUDO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA (ATIVIDADES INVESTIGATIVAS; COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA; METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E RESOLUÇÃO/EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS). COM ISSO, FORAM TRAZIDOS OS PRINCIPAIS RESULTADOS DESSAS PESQUISAS COM O INTUITO DE TER UM MAIOR CONHECIMENTO SOBRE O TEMA DESTA PESQUISA. ENTRE OS PESQUISADORES QUE INVESTIGARAM O ESTUDO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA, DESTACAMOS: (VARGAS, 2009); (ALMEIDA, 2010); (SOUZA, 2010) E (SILVA, 2013). EM RELAÇÃO AO PROCEDIMENTO UTILIZADO, CLASSIFICA-SE O ESTUDO COMO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, NO QUAL FORAM CONSULTADOS OS DOCUMENTOS OFICIAIS, E PRINCIPALMENTE DISSERTAÇÕES SOBRE O TEMA. NOTOU-SE QUE O FOCO CENTRAL DAS PESQUISAS TEM SIDO PARA A SALA DE AULA E PARA A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. PORTANTO, AS PESQUISADAS ANALISADAS CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, VISTO QUE OS RESULTADOS PODEM FAZER COM QUE OS DOCENTES REFLITAM SOBRE SUAS PRÁTICAS, NA MEDIDA EM QUE É PROMOVIDA UMA SUBSTANCIAL MELHORA DAS AÇÕES DIDÁTICAS EM SALA DE AULA. AS EXPERIÊNCIAS QUE FORAM VIVENCIADAS EM SALA DE AULA PROPORCIONARAM UM DIÁLOGO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, TRAZENDO REFLEXÕES SOBRE COMO OS ALUNOS MOBILIZAM SEUS CONHECIMENTOS NO ESTUDO DA COMBINATÓRIA, A PARTIR DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS INOVADORAS.