O PRESENTE ARTIGO VERSA SOBRE O ESTABELECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO PARTICULAR NO PIAUÍ ENTRE OS ANOS DE 1770 E 1860. TRATA-SE DE UM TRABALHO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO QUE TEM COMO OBJETIVO ELENCAR E DESCREVER AS MODALIDADES DE ESCOLAS PARTICULARES CRIADAS EM UMA SOCIEDADE RURAL, PRODUTORA E REPRODUTORA DO CRIATÓRIO EXTENSIVO DE GADO VACUM E CAVALAR. AQUI, PROCURAMOS IDENTIFICAR QUEM FORAM OS MESTRES DESSAS ESCOLAS E QUAIS OS SABERES VALORIZADOS E DIFUNDIDOS EM SUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. AS FONTES DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS NO TRANSCURSO DA INVESTIGAÇÃO FAZEM PARTE DE UM CONJUNTO DE DOCUMENTOS IMPRESSOS E MANUSCRITOS, PRODUZIDOS NOS SÉCULOS XVIII E XIX, DE NATUREZA ADMINISTRATIVA, NOTARIAIS E LEGISLATIVAS PERTENCENTES AO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUÍ E ARQUIVO ULTRAMARINO DE LISBOA, PRINCIPALMENTE. A TESSITURA DAS ANÁLISES ENCONTRA-SE CONSUBSTANCIADA NA CONCEPÇÃO DE FORMA ESCOLAR ELABORADA POR VINCENT, LAHIRE E THIN (2001) ARTICULADA A NOÇÃO DE PRÁTICAS CULTURAIS, COMO TRABALHADA POR CHARTIER (1990). A PESQUISA, AINDA EM FASE DE DESENVOLVIMENTO, INDICA QUE NO PIAUÍ DO SÉCULO XVIII, ATÉ MEADOS DO SÉCULO XIX, A DIFUSÃO DAS IDEIAS LIBERAIS INSTIGOU O INTERESSE DE PARTICULARES EM CRIAREM INSTITUIÇÕES EDUCADORAS DE CRIANÇAS E JOVENS. FOI ENTÃO, DE BOM GRADO, QUE SENHORAS PRENDADAS, MEMBROS DO CLERO E FUNCIONÁRIOS DO ESTADO COM CONHECIMENTO DOS SABERES ELEMENTARES, DA GRAMÁTICA PORTUGUESA, DA FILOSOFIA, DO FRANCÊS E DO LATIM, CONTRIBUÍRAM PARA A CRIAÇÃO DE ESCOLAS INTERNATOS E ESCOLAS EXTERNATOS PARTICULARES NA CAPITANIA/PROVÍNCIA.
PALAVRAS – CHAVE: ENSINO PARTICULAR; PIAUÍ; SÉCULOS XVIII E XIX.