O ESTUDO TEM COMO NORTE AS ANÁLISES DAS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS NAS BASES DE DADOS DOS ÓRGÃOS OFICIAIS, RELACIONADOS COM OS INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA. PARA TANTO, BUSCOU-SE COMPREENDER O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES), E SEUS COMPONENTES PRINCIPAIS: A AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES, DOS CURSOS E DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES, ASSIM COMO A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, PARA ENTÃO ESTABELECER UMA CORRELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE E A EXPANSÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO MARANHÃO PÓS-SINAES. PARA A CONSTRUÇÃO DESTA PESQUISA, O OBJETIVO CONSISTE EM LEVANTAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA EXPANSÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA NO ESTADO DO MARANHÃO, DESTACANDO A QUALIDADE A PARTIR DOS INDICADORES INSTITUÍDOS PELO SINAES. O ESTUDO PARTE DA ANÁLISE DE DADOS QUANTITATIVOS AVANÇANDO PARA A INTERPRETAÇÃO DESSES MESMOS DADOS, PARA COMPREENDER AS MOTIVAÇÕES PARA O PROCESSO EXPANSIONISTA DOS CURSOS DE LICENCIATURA NO MARANHÃO. A PESQUISA COMPREENDE A ANÁLISE DA EXPANSÃO E AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DESSA POLÍTICA. ALÉM DISSO, ESTABELECEU-SE O PROCESSO DA PESQUISA A PARTIR DA ORGANIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS, DESTA FORMA, TABELAS FORAM CONSTRUÍDAS COM OS RESULTADOS OBTIDOS POR MEIO DO ESTUDO.