O PRESENTE ARTIGO, A PARTIR DO TEMA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRETENDE INVESTIGAR DE QUE MANEIRA A BNCC – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR COLABORA PARA A CRIAÇÃO DE NOVO PERFIL DE PROFESSORES PELA ÓTICA NEOLIBERAL. BASEAMO-NOS NO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO PARA REALIZAR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE TENTA COMPREENDER COMO A BNCC CORROBORA PARA A CRIAÇÃO DE UM NOVO PERFIL DE PROFESSOR QUE ATENDA AS DEMANDAS APONTADAS PELO CAPITAL ENQUANTO PRIORITÁRIAS E URGENTES PARA MELHORAR A ECONOMIA DOS PAÍSES DO GLOBO, ESPECIALMENTE DAS NAÇÕES EM DESENVOLVIMENTO. O CAMINHO PERCORRIDO TEORICAMENTE PERPASSA A CONTEXTUALIZAÇÃO TEMPORAL DA BNCC; AS RELAÇÕES ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS DESÍGNIOS PROMOVIDOS PELO ESTADO E PELOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS (COMO O BANCO MUNDIAL, A UNESCO, ENTRE OUTROS) PARA DIFUSÃO DA LÓGICA NEOLIBERAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO; E A EXPLICITAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS USADAS PARA SE VALER DA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA ENQUANTO BASE PARA FORMAÇÃO DOCENTE. POR FIM, ENQUANTO RESULTADOS, DESTACAMOS QUE A EPISTEMOLOGIA DA PRÁXIS PARECE-NOS O MELHOR CAMINHO DE RESISTÊNCIA PARA PENSAR A EDUCAÇÃO DE MANEIRA CONTRA HEGEMÔNICA E PARA LUTAR CONTRA A REDUÇÃO DA FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO.