A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS É UM TEMA QUE DEMANDA ATENÇÃO, SOBRETUDO, QUANDO SE TRATA DO EXERCÍCIO DA SEXUALIDADE POR UM PÚBLICO HISTORICAMENTE ESTIGMATIZADO, COMO É O CASO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É COMPREENDER OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE UM MUNICÍPIO CATARINENSE À EDUCAÇÃO SEXUAL VOLTADA AO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. PARA ISSO, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM 19 PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE ATUAM EM DISTINTAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. OS DADOS COLETADOS FORAM ORGANIZADOS E SISTEMATIZADOS EM CATEGORIAS, CONFORME A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (1977), SENDO ESTAS: PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL; TRAJETÓRIA PESSOAL E FORMAÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO SEXUAL; PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DA SEXUALIDADE DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA; E EXPERIÊNCIAS DOCENTES NA ESFERA DA EDUCAÇÃO SEXUAL. ALÉM DISSO, FOI OBSERVADO QUE, RARAMENTE, ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO SEXUAL SÃO REALIZADAS COM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA E TRANSVERSAL. SENDO ASSIM, DESTACA-SE A URGÊNCIA NA PROMOÇÃO DE REFLEXÕES CONCERNENTES À EDUCAÇÃO SEXUAL DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) PARA QUE ESTES(AS) TOMEM CONSCIÊNCIA DE SEU COMPROMISSO ENQUANTO EDUCADORES(AS) SEXUAIS E, CONSEQUENTEMENTE, DA IMPORTÂNCIA DE SEU ENGAJAMENTO NA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS.