ESTE ARTIGO OBJETIVA DISCUTIR O LUGAR CONTESTADO QUE A DISCUSSÃO SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE POSSUEM NO COTIDIANO ESCOLAR, ASSIM COMO REFLETIR SOBRE AS CONCEPÇÕES DOCENTES QUE CARACTERIZAM A ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOBRE ESTAS TEMÁTICAS, QUANDO ELA É CONTEMPLADA PELO CURRÍCULO, EM ESCOLAS ESTADUAIS DA CIDADE DE SOBRAL/CE. ATRAVÉS DE ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS ABERTOS REALIZADOS COM PROFESSORXS DE TRÊS ESCOLAS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR A PRESENÇA DESSES TEMAS APENAS EM DATAS COMEMORATIVAS, EVENTOS CULTURAIS OU PROJETOS PEDAGÓGICOS INDIVIDUALIZADOS. REFERENDADAS POR UMA EPISTEMOLOGIA HETERONORMATIVA, AS ESCOLAS PESQUISADAS NÃO CONTEMPLAM ESSAS DISCUSSÕES OFICIALMENTE E REFORÇAM A NORMA HETEROSSEXUAL ATRAVÉS DAS “PEDAGOGIAS DO ARMÁRIO” DIRECIONADAS ÀQUELXS ALUNXS “DIFERENTES” QUE SE ATREVEM LUTAR POR RECONHECIMENTO E ÀQUELXS PROFESSORXS QUE SE PREOCUPAM EM REFLETIR SOBRE ESSES RECORTES EM SUAS SALAS DE AULA.