A PESQUISA QUE DEU ORIGEM A ESSE ARTIGO, QUE FOI ELABORADO A PARTIR DA DISSERTAÇÃO DEFENDIDA PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, BUSCOU COMPREENDER OS POSSÍVEIS USOS PEDAGÓGICOS DOS RESULTADOS DO SPAECE COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO ANTÔNIO SABINO GUERRA. PARTIU-SE DA NECESSIDADE DE SE BUSCAR MEIOS QUE FAVOREÇAM A APROPRIAÇÃO DESSAS INFORMAÇÕES DE MODO QUE POSSAM SER UTILIZADAS, DE MANEIRA ADEQUADA, COMO SUBSÍDIO PARA O PREPARO DAS AULAS, PROMOVENDO UMA ESCOLA QUE POSSA SER JUSTA E CONDUZA, COM EQUIDADE, O ACESSO AO CONHECIMENTO. É, PORTANTO, UMA PESQUISA QUE TEM COMO FOCO A GESTÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA, VOLTADA PARA A REESTRUTURAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE IGUALDADE, COM BASE EM EVIDÊNCIAS PRODUZIDAS PELO SPAECE. DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS. A PARTIR DESSES INSTRUMENTOS, PERCEBEU-SE QUE OS DOCENTES TÊM UMA PERCEPÇÃO POUCO REALISTA DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES, DIFICULTANDO A TRANSFORMAÇÃO DAS INFORMAÇÕES EM INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS EFICAZES. POR OUTRO LADO, OS COORDENADORES PERCEBEM O SPAECE COMO UM IMPORTANTE SUBSÍDIO PARA O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES ESCOLARES, NO ENTANTO, PRECISAM SER MAIS PROPOSITIVOS, CONTRIBUINDO, ASSIM, COM O TRABALHO DOCENTE.