ESTE ARTIGO APRESENTA RESULTADOS DE UM ESTUDO REALIZADO ACERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, DA PESQUISA E DA
REFLEXIVIDADE E SUAS INTERFACES COM AS TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO, DURANTE A DISCIPLINA FUNDAMENTOS
PEDAGÓGICOS DO TRABALHO E DA FORMAÇÃO DOCENTE, NO ÂMBITO DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE). NO ÂMBITO DAS DISCUSSÕES E DOS ESTUDOS DA DISCIPLINA,
TIVEMOS COMO REFERÊNCIA OS ESTUDOS DE FRANCO (2012) SOBRE A PRÁXIS PEDAGÓGICA; DE CAVALCANTE
(2014) ACERCA DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA; DE THERRIEN (2013) E FARIAS ET AL., (2014) SOBRE A
REFLEXIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR; DE FREIRE (1987; 1999) SOBRE A EDUCAÇÃO E A
EMANCIPAÇÃO HUMANA, DENTRE OUTROS AUTORES. O PRESENTE EXPOSTO TRATA-SE DE UMA PESQUISA
BIBLIOGRÁFICA CUJO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO APOIA-SE NA VERTENTE QUALITATIVA. OS PRESSUPOSTOS ASSUMEM
QUE O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM CURSOS SUPERIORES DEMANDA, ENTRE OUTROS ASPECTOS, UMA PRÁTICA
PEDAGÓGICA QUE SE CONSTITUI EM PERCURSOS DIALÓGICOS DE REFLEXIVIDADE E PESQUISA. O ESTUDO OBJETIVOU
INVESTIGAR COMO TAIS EXPERIÊNCIAS CONTRIBUEM PARA A REELABORAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOCENTES COMO POSSIBILIDADE DE EMANCIPAÇÃO HUMANA. POR FIM, OS RESULTADOS APONTAM ESSAS
EXPERIÊNCIAS COMO INSTRUMENTOS NORTEADORES DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS.