AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO IMPULSIONAM O RÁPIDO ACESSO ÀS INFORMAÇÕES E AO CONHECIMENTO EXPANDIDO ATÉ O ENSINO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO. LOGO, O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR DISCURSOS DOS/AS JOVENS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM SOBRE AS PRÁTICAS DE EXPERIMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE SUA FORMAÇÃO. ESTE ESTUDO SE CARACTERIZA COMO UMA PESQUISA DOCUMENTAL, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, QUE ANALISA OS ARQUIVOS DE ÁUDIOS E TEXTOS GRAVADOS NA WEB RÁDIO AJIR NAS WEB AULAS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ ENTRE 2015 ATÉ 2017. DESTE MODO, ESTA ESCOLHA METODOLÓGICA NOS PERMITIU OLHARES APROXIMADOS À REALIDADE DE FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM E SAÚDE DAS JUVENTUDES QUE ESTÃO NA UNIVERSIDADE, BEM COMO ANALISAR SEUS DISCURSOS, PROFUNDAMENTE, SOBRE OS TEMAS COMO AS POLÍTICAS DA EQUIDADE, PROBLEMATIZADOS NAS WEB AULAS E SEMINÁRIOS COMO PROCESSOS FORMATIVOS DOS SEUS CONTEXTOS EDUCACIONAL E SOCIAL. LOGO, OBSERVOU-SE QUE OS DISCURSOS QUE APRESENTARAM COMO DIZERES DOS JOVENS ESTUDANTES DURANTE AS WEB AULAS, QUE A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) É DE GRANDE VALIA PARA A EDUCAÇÃO E ENSINO EM ENFERMAGEM. E QUE A INSERÇÃO DESTE TIPO DE APRENDIZADO NA FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO PROPICIA EXPERIÊNCIAS QUE IRÃO PREPARAR ESSES FUTUROS PROFISSIONAIS PARA PROVÁVEIS DESAFIOS QUE SURGIRÃO NO DECORRER DE SUAS VIDAS ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS. ENTÃO É VISTO QUE A WEB RÁDIO ENQUANTO FERRAMENTA DE CUIDADO EDUCATIVO NO CAMPO DA ENFERMAGEM SE CONFIGURA COMO UMA ABORDAGEM INOVADORA E CRIATIVA.