A DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NOS CURSOS DE ENGENHARIA CONSTITUI-SE UMA IMPORTANTE FERRAMENTA CAPAZ DE DESENVOLVER CRITÉRIOS ESSENCIAIS PARA A INTERPRETAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO COTIDIANO PROFISSIONAL. NÃO SE TRATA, ENTRETANTO, DE UM PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM SIMPLES E DE FÁCIL CONDUÇÃO. A COMPLEXIDADE DO TEMA IMPÕE MUITAS REFLEXÕES E DIFICULDADES AO TRATO DE TODAS AS VERTENTES QUE A ENVOLVE E, NESTE SENTIDO, ESTE PROJETO BUSCOU ENTENDER OS ANSEIOS DA COMUNIDADE ACADÊMICA NO QUE DIZ RESPEITO AO NÍVEL DE QUALIDADE DO APRENDIZADO E PROMOVER ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE ENSINO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, EVIDENCIANDO O PROTAGONISMO DO DISCENTE NA PRODUÇÃO DE SEU CONTEÚDO CURRICULAR. PRIVILEGIANDO A ABORDAGEM QUALITATIVA FOI UTILIZADA ESTRATÉGIA DA ENTREVISTA COM OS DOCENTES, O QUESTIONÁRIO COMO OS DISCENTES E A OBSERVAÇÃO DURANTE TODO O PROCESSO QUE, JUNTOS, PERMITIU A SISTEMATIZAÇÃO DOS DADOS. ESTES RATIFICAM A CERTEZA DA NECESSIDADE DE BUSCAR PROPOSTAS ALTERNATIVAS QUE POSSA MINIMIZAR OS PONTOS A SEREM CORRIGIDOS A FIM DE NOS APROXIMARMOS DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, DINAMIZANDO CURRÍCULOS E MUDANDO COMPORTAMENTOS E HÁBITOS, ADMITINDO NOVOS SENTIDOS E SIGNIFICADOS PARA A PRÁTICA AVALIATIVA.