A PERCEPÇÃO AMBIENTAL, COMO FERRAMENTA DE ESTUDO SOBRE COMO O INDIVÍDUO PERCEBE E INTERPRETA O MEIO COM O QUAL CONVIVE E SE INTER-RELACIONA, É FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ATRAVÉS DELA É POSSÍVEL IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS LIMITAÇÕES E POTENCIALIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS. ASSIM, O PROCESSO EDUCATIVO PODERÁ CONSCIENTIZAR E GERAR MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES E ATITUDES. DESTA MANEIRA, A PERCEPÇÃO AMBIENTAL PODE PROPORCIONAR SUBSÍDIOS PARA UM PROCESSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PAUTADO NA REALIDADE DO INDIVÍDUO, PERMITINDO-LHE PARTICIPAR E CONTRIBUIR COM ESTE PROCESSO. NESSE ENSEJO, OBJETIVOU-SE IDENTIFICAR AS POTENCIALIDADES DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM CONTRIBUIR COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REALIZOU-SE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM FONTES IMPORTANTES PARA FUNDAMENTAÇÃO DAS TEMÁTICAS ESCOLHIDAS. A PERCEPÇÃO AMBIENTAL ADOTA COMO OBJETO DE ESTUDO AS VÁRIAS PARTICULARIDADES ACERCA DAS PERCEPÇÕES E DOS VALORES INDIVIDUAIS DOS SUJEITOS QUE COMPÕEM O CENÁRIO DE UM ESPAÇO. NESSE QUADRO, ACREDITA-SE QUE ELA SEJA CAPAZ DE DESCREVER A RELAÇÃO ENTRE SERES HUMANOS E MEIO AMBIENTE, BEM COMO O MODO QUE O INDIVÍDUO VÊ E INTERPRETA O MEIO. ELA PROPORCIONA SUBSÍDIOS PARA CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PAUTADO NA REALIDADE DO INDIVÍDUO. DESTA FORMA, OS RESULTADOS OBTIDOS DURANTE O LEVANTAMENTO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE GRUPOS SOCIAIS INDICAM AS PRINCIPAIS QUESTÕES A SEREM TRABALHADAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A RESPEITO DOS ECOSSISTEMAS ESTUDADOS, FORTALECENDO RELAÇÕES E LEVANDO O SUJEITO A REFLETIR SOBRE SUA AÇÃO E RESPONSABILIDADE NESTE PROCESSO. CONCLUIU-SE QUE ESTUDOS DE PERCEPÇÕES AMBIENTAIS PODEM CONTRIBUIR PARA ELABORAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MAIS EFETIVAS VOLTADAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL.