A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS VEM SE TORNANDO CADA VEZ MAIS PRESENTE NAS SALAS DE AULA UMA VEZ QUE SÃO FERRAMENTAS QUE CONTRIBUEM PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZADO, PROPORCIONANDO UMA MAIOR DINAMICIDADE E MELHORANDO A INTERAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES. ESTAS SE ENQUADRAM NA CATEGORIA DE METODOLOGIAS ATIVAS POR ESTIMULAREM UM COMPORTAMENTO PROTAGONISTA DOS ALUNOS E REFORÇAR HABILIDADES IMPORTANTES, COMO: CAPACIDADE ARGUMENTATIVA, ESTÍMULO AO PENSAMENTO CRÍTICO E CAPACIDADE DE TOMADA DE DECISÃO. TENDO EM VISTA ISSO, O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO DESENVOLVER, APLICAR E A ANALISAR UMA ESTRATÉGIA GAMIFICADA UTILIZADA COMO FERRAMENTA PARA PROPORCIONAR ENGAJAMENTO E INTERESSE DOS ALUNOS NAS AULAS INTRODUTÓRIAS DAS DISCIPLINAS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTES I E II NO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. A ESTRATÉGIA GAMIFICADA FOI COMPOSTA POR RECURSOS DIGITAIS (KAHOOT!), NÃO DIGITAIS (JOGOS DE SORTE ASSOCIADOS A DESAFIOS), SISTEMAS DE RECOMPENSA (MOEDAS DE PREMIAÇÃO) E O FATOR DA ALEATORIEDADE (QUESTÕES NÃO RELACIONADAS A DISCIPLINA E JOGOS DE SORTE). A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL COMPROVAR QUE O SISTEMA DE NOTAS COMO RECOMPENSA FAVORECEU PARA QUE O JOGO NÃO SE TORNASSE MONÓTONO. A AVALIAÇÃO DO JOGO PELOS ALUNOS MOSTROU-SE POSITIVA, EVIDENCIANDO QUE A METODOLOGIA APLICADA ATENDEU AS EXPECTATIVAS.