ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A PESQUISA REALIZADA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO, RONDÔNIA, NO ANO DE 2018, CUJO FOCO FOI ANALISAR AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDAS PELO PROJETO ESCOLA MAIS SUSTENTÁVEL, APLICADO PELA SUBSECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (SEMA). A COMPOSIÇÃO TEÓRICA DO TRABALHO SE DEU A PARTIR DOS AUTORES DO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, SINALIZANDO PARA UM CONSTRUCTO TEÓRICO QUE TEM COMO CONDIÇÃO SINGULAR SUBSIDIAR OS PROFESSORES NA ANÁLISE DOS PROJETOS EDUCATIVOS AMBIENTAIS EM EXECUÇÃO OU EM CONSTRUÇÃO, POR MEIO DE TREZE DIMENSÕES EPISTÊMICAS, DENOMINADO DE QUADRO DE REFERÊNCIA. A PESQUISA ARTICULOU-SE A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA QUALITATIVA, TENDO COMO ESTRATÉGIA DE INVESTIGAÇÃO O ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO. DEFINIU-SE PARA A COLETA DOS DADOS A COMBINAÇÃO DE TRÊS FONTES VARIADAS DE INFORMAÇÃO: A) PROJETOS DISPONIBILIZADOS PELA SUBSECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (SEMA); B) ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM A COORDENAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS (DGPAMC); C) REALIZAÇÃO DE GRUPO FOCAL COM AS ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROJETO. AS INFORMAÇÕES FORAM COLETADAS NO PRIMEIRO E SEGUNDO SEMESTRES DE 2018 POR INTERMÉDIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E DOCUMENTOS DISPONIBILIZADOS PELA SEMA. UTILIZOU-SE A ANÁLISE DE CONTEÚDO PROPOSTA POR BARDIN (2011) PARA A ANÁLISE DOS DOCUMENTOS, DESTACANDO QUATRO MOMENTOS DISTINTOS: A) PRÉ-ANÁLISE; B) EXPLORAÇÃO DO MATERIAL; C) TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES, D) REDAÇÃO DAS ANÁLISES. OS RESULTADOS ENCONTRADOS REVELAM QUE PROJETO ESCOLA MAIS SUSTENTÁVEL ANCORA SUAS PREMISSAS NUMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSERVACIONISTA/NATURALISTA/COMPORTAMENTALISTA.