Artigo E-book 3: VI CONEDU

E-books

ISBN: 978-65-86901-08-5

INTERNET DAS COISAS (IOT) E SEU INFLUXO NA EDUCAÇÃO 3.0 DAS GERAÇÕES Z E ALPHA

Palavra-chaves: ERAS TECNOLÓGICAS, GERAÇÕES DIGITAIS, INTERNET DAS COISAS, , E-book GT 19 – Tecnologias e Educação Publicado em 12 de junho de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO FORNECE UM HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO DA WEB RELACIONANDO-A COM AS GERAÇÕES TECNOLÓGICAS E A INTERNET DAS COISAS (IOT). NESSE CONTEXTO, DESTACA-SE A INTERNET DAS COISAS COMO UM NOVO PARADIGMA QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO A COMPUTAÇÃO, POIS FAVORECE A CONEXÃO ENTRE OBJETOS QUE NOS RODEIAM, PROPORCIONANDO ACESSO A QUALQUER MOMENTO E EM QUALQUER LUGAR À INFORMAÇÃO. O OBJETIVO DESTE ARTIGO, PORTANTO, É ANALISAR E COMPREENDER A APLICABILIDADE DA INTERNET DAS COISAS (IOT) NA EDUCAÇÃO. SERÃO LEVANTADAS QUESTÕES ATUAIS, INCLUINDO BENEFÍCIOS E DIFICULDADES, ONDE A INTERNET DAS COISAS PODE SER USADA PARA CRIAR ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVOS. PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA INICIALMENTE EFETUAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ACERCA DO TEMA E EM SEGUIDA APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO COM 388 PROFESSORES CEARENSES, PROVENIENTES DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, DO INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS VALE DO ACARAÚ – IVA E DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR - 2ª. LICENCIATURA), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA), COMO ATIVIDADE INERENTE ÀS DISCIPLINAS “NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO” E “SOFTWARES EDUCACIONAIS”, RESPECTIVAMENTE. OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIAM QUE A IOT APLICADA COMO UMA FERRAMENTA PARA APOIAR O ESPAÇO PEDAGÓGICO PODE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DESDE QUE HAJA CONECTIVIDADE DE ALTA QUALIDADE, FORMAÇÃO PARA OS PROFESSORES E INVESTIMENTO ESTRUTURAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.