EMBORA REFORÇADA POR LEIS DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE, A EXCLUSÃO DE SUJEITOS SURDOS AINDA SE PERPETUA NA ATUALIDADE. ASSIM, CONSIDERANDO-SE O SUJEITO SURDO, É POSSÍVEL VERIFICAR A POUCA VISIBILIDADE DENTRO DO SISTEMA EDUCACIONAL DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL, CORRIQUEIRAMENTE MARGINALIZADOS, IMPEDIDO ELES DE EXERCEREM SEUS DIREITOS DE CIDADÃOS. O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE TEXTO É PROBLEMATIZAR QUESTÕES PERTINENTES À INSERÇÃO DE PESSOAS SURDAS NOS AMBIENTES EDUCACIONAIS DE ENSINO SUPERIOR, ALÉM DE EXPLICITAR POSSÍVEL DIFICULDADES DE INSERÇÃO E INCLUSÃO NESSES ESPAÇOS. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE PRODUÇÕES QUE ABORDASSEM ESSA TEMÁTICA EM BASES DE DADOS. A FIM DE CONCRETIZAR OS OBJETIVOS PROPOSTOS, FOI UTILIZADA A ANÁLISE DE CONTEÚDO, COMO MÉTODO ANALÍTICO DOS DADOS COLETADOS. OS RESULTADOS OBTIDOS REFORÇAM A DIFICULDADE EM UMA INSERÇÃO EFICAZ NESSES ESPAÇOS, CABENDO AOS SUJEITOS SURDOS RECORRER POR ESTRATÉGIAS PESSOAIS, MUITAS VEZES SUBJETIVAS PARA SE INSERIR. CONCLUI-SE QUE NESSE PERCURSO O SUJEITO SURDO AINDA É PRIVADO DE ALGUNS DE SEUS DIREITOS, MESMO QUE ESTES SEJAM RECONHECIDOS EM LEI, ALÉM DO RECONHECIMENTO DE TRATAMENTOS DIFERENCIADOS PARA QUE HAJA UMA VERDADEIRA INCLUSÃO.