ESTE ARTIGO PROCURA DISCUTIR COMO IMAGENS VISUAIS IMPRESSAS EM DIFERENTES LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO APRESENTAM CONCEPÇÕES DE MORALIDADE E CIVISMO. A DISCIPLINA DE HISTÓRIA, DESDE O SÉCULO XIX, PARTICIPOU DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA NACIONAL E SEMPRE ESTEVE VINCULADA AO PODER GOVERNAMENTAL. DE ACORDO COM A VARIAÇÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE GOVERNO QUE JÁ TIVEMOS NO BRASIL, A DISCIPLINA DE HISTÓRIA COLABOROU COM O PROCESSO DE FORMAÇÃO E DIVULGAÇÃO DAS IDEIAS QUE FUNDAMENTARAM AS DIFERENTES ABORDAGENS DE VERSÕES DE HISTÓRIA PÁTRIA E DE DETERMINADAS FORMAS DE INSTRUÇÃO CÍVICA. AS OBRAS ESTUDADAS NESTA PESQUISA FORAM EDITADAS ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 E 2000 E ERAM DESTINADAS A ESTUDANTES DOS NÍVEIS FUNDAMENTAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. FIZ A ANÁLISE E A CATALOGAÇÃO DE 86 LIVROS CATEGORIZANDO AS CORRESPONDÊNCIAS TEMÁTICAS ENTRE AS ICONOGRAFIAS IMPRESSAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PERÍODO EM FOCO. NESTE CASO, IDENTIFIQUEI OS DIFERENTES VALORES MORAIS E CÍVICOS QUE FORAM SENDO CONSTRUÍDOS AO LONGO DO PERÍODO ESTUDADO, OS QUAIS FIZERAM PARTE DA FORMAÇÃO ESCOLAR DE DISTINTAS GERAÇÕES. SOB TAIS PERSPECTIVAS, ESTA PESQUISA TEM PROCURADO DAR VISIBILIDADE À INTRINCADA E COMPLEXA REDE DE QUESTÕES INERENTES À UTILIZAÇÃO DE FONTES DA DOCUMENTAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. SÃO UTILIZADOS COMO REFERENCIAIS TEÓRICOS OS SEGUINTES AUTORES: W. BENJAMIN E E. P. THOMPSON.