A LEITURA NA SALA DE AULA CONSTITUI-SE COMO ELEMENTO ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DO LEITOR, PROPORCIONANDO UMA CONSTRUÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA. E, A INSERÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO É IMPRESCINDÍVEL, POIS LHES PROPORCIONAM A OPORTUNIDADE DE CAPTAR OS ASPECTOS SOCIAIS-CULTURAIS-LINGUÍSTICOS DE DIFERENTES ÉPOCAS E LUGARES. POR ISSO, NESTA PESQUISA, PROCURA-SE ENFATIZAR O ESTUDO RELATIVO AO USO DO TEXTO LITERÁRIO (TL) NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE), CUJA IMPORTÂNCIA SE DÁ, PRINCIPALMENTE, EM FUNÇÃO DO SEU USO NA COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS INICIANTES EM LÍNGUA ESTRANGEIRA. O OBJETIVO DESSE ESTUDO FOI ANALISAR AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIÊNCIA COM O TEXTO LITERÁRIO EM PROL DA COMPREENSÃO LEITORA EM LE. SENDO UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, CONSTITUI-SE EM UM ESTUDO DE CAMPO, O QUAL REÚNE DADOS EMPÍRICOS DE AULAS MINISTRADAS. O INTERESSE PARTICULAR DESTA TEMÁTICA SURGIU DA FALTA DE ESTÍMULO DOS ALUNOS PELA LEITURA LITERÁRIA E A DIFICULDADE NA COMPREENSÃO LEITORA EM LÍNGUA ESPANHOLA. APLICAMOS UMA ATIVIDADE COM O TL E DESCREVEMOS ATRAVÉS DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS A POSSIBILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA. PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NOS APOIAMOS EM SOUZA (2010), BORDINI (1985), MUNIZ E CAVALCANTE (2009), SOLÉ (1998). PODE-SE PONTUAR QUE O TEXTO LITERÁRIO CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA LEITURA CRÍTICA QUE PODE MELHOR DESENVOLVER/EXPLORAR AS COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS E DE COMPREENSÃO TEXTUAL DO LEITOR POR MEIO DO TEXTO LITERÁRIO EM UMA SEGUNDA LÍNGUA.