RELATA-SE UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA COM DISCENTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR, LOCALIZADA NA REGIÃO DO CARIRI, NO CEARÁ. TEVE COMO OBJETIVO DIFUNDIR A ESSENCIALIDADE DO BRINCAR NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO E DA PRÁTICA DOCENTE, TENDO EM VISTA UM EDUCADOR ATENTO À RELEVÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO. O APORTE TEÓRICO BASEOU-SE, SOBRETUDO, NOS PRESSUPOSTOS DE VYGOTSKY (1998) E LEONTIEV (1988) ACERCA DOS DIVERSOS PAPÉIS DO BRINCAR NA CONSTITUIÇÃO DO PSIQUISMO. IGUALMENTE APOIOU-SE NO ESTUDO DE GIMENES (2009) SOBRE O VALOR DA LUDICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ASSIM COMO EM LATERMAN E SCHILINDWEIN (2017) A PROPÓSITO DE ROMPIMENTO COM A IDEIA DE INCOMPATIBILIDADE ENTRE BRINCADEIRA E PRÁTICA DOCENTE. QUANTO AOS ASPECTOS METODOLÓGICOS, TRATA-SE DE UM ESTUDO ANCORADO NA ABORDAGEM QUALITATIVA, NO QUAL SE VALEU DE UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO EM FUNÇÃO DA PRODUÇÃO DOS DADOS. EM RELAÇÃO À ANÁLISE DOS MESMOS, UTILIZOU-SE A TÉCNICA DA ANÁLISE TEMÁTICA (BARDIN, 2016) QUE, POR SUA VEZ, CONTRIBUIU PARA QUE SE PUDESSEM ELENCAR AS CATEGORIAS QUE EMERGIRIAM DO MATERIAL ANALISADO. CONSIDERANDO OS RESULTADOS, BEM COMO SUA DISCUSSÃO, CONCLUI-SE QUE A VIVÊNCIA O BRINCAR E A CRIANÇA QUE MORA EM MIM TROUXE IMPLICAÇÕES IMPORTANTES PARA A FORMAÇÃO DOS QUE NELA SE ENVOLVERAM, HAJA VISTA QUE ESTES PUDERAM RESSIGNIFICAR SUAS IMPRESSÕES E CONCEPÇÕES SOBRE O LUGAR DO BRINCAR EM SUA FORMAÇÃO, ASSIM COMO EM SUA FUTURA PRÁTICA PROFISSIONAL. NESSE SENTIDO, EVIDENCIA-SE A RELEVÂNCIA DA INVESTIGAÇÃO PARA A PESQUISA EDUCACIONAL, MORMENTE NO QUE TANGE AO CAMPO DA FORMAÇÃO DOCENTE, ASSIM COMO SE SUGERE NOVOS ESTUDOS QUE INVESTIGUEM O PAPEL DO BRINCAR NESSE ÂMBITO.