PEREIRA, Áurea Da Silva et al.. Experiências formativas: escritas de si. VI CONEDU - Vol 1... Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 1811-1823. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/65408>. Acesso em: 08/11/2024 04:38
DISCUTE-SE, NESTE ENSAIO, AS APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS NO PROCESSO DE ESTÁGIO NA SALA DE AULA. A INVESTIGAÇÃO TEVE INÍCIO EM 2012 E CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE DOIS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - PICIN /UNEB. TOMAMOS COMO OBJETO DE ESTUDO NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS QUE CONSTITUEM OS PORTFÓLIOS E MEMORIAIS DE ESTUDANTES-PROFESSORES GRADUANDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CURSO DE LETRAS DO CAMPUS II, DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – DEDC DA UNEB, CONSTRUÍDOS DURANTE O PERÍODO DE ESTÁGIO. A IDEALIZAÇÃO DA PROPOSTA DE PORTFÓLIOS E MEMORIAIS COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO, NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, COMEÇOU A SER DELINEADA ENTRE OS ANOS DE 2008 A 2009 QUANDO REALIZEI COM OS ESTUDANTES AS LEITURAS DE NARRATIVAS DOCENTES. NARRAR-SE SOBRE O PROCESSO FORMATIVO É CONTAR PARA SI COMO ESTÁ EXPERIMENTANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ESTÁGIO NA SALA DE AULA E, AO MESMO TEMPO, REFLETIR SOBRE AS APRENDIZAGENS DE SI, DA DOCÊNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS EXPERIENCIADAS.