ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS E QUEIXAS COMPORTAMENTAIS E EMOCIONAIS MAIS FREQUENTES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES. DESCREVEMOS, NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES, AS FORMAS DE IDENTIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO ATRAVÉS DAS CAPACIDADES E DIFICULDADES RELACIONADAS A SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. AVALIAMOS AINDA, OS CRITÉRIOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DA QUEIXA ESCOLAR E DO ENCAMINHAMENTO AO CAPSI. DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA-CE FORAM O CAMPO DA PESQUISA. AS PESQUISADORAS TRABALHARAM COM ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS QUE INCLUÍRAM O QUESTIONÁRIO DE CAPACIDADES E DIFICULDADES (STRENGTHS AND DIFFICULTIES QUESTIONNAIRE) E ENTREVISTAS COM GESTORES E PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. OS DADOS COLETADOS APONTAM PARA A NECESSIDADE DE SE REPENSAR O MODO COMO A QUEIXA ESCOLAR ESTÁ SENDO ESTABELECIDA PARA ALÉM DO CONTEXTO BIOLÓGICO E PSICOLÓGICO E A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO REAL E EFETIVO DE DIÁLOGOS ENTRE A SAÚDE MENTAL E A EDUCAÇÃO QUE POSSIBILITE A APROXIMAÇÃO ENTRE DOIS CAMPOS DE SABERES TÃO IMPORTANTES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA.