JOVENS HOMOSSEXUAIS NO ESPAÇO ESCOLAR
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APRESENTAMOS O CONCEITO DE SER JOVEM À LUZ DE ESTUDOS DE ABRAMO (1994, 2005) E MARTÍN-BARBERO (2008), LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O ESTATUTO DA JUVENTUDE E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE; ALÉM DE ABORDARMOS A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA A PARTIR DE ESTUDOS DE WOODWARD (2014) E HALL (2014). ESSES CONCEITOS FORAM ANALISADOS SOB A ÓTICA DOS ESTUDOS DA TRANSDISCIPLINARIDADE A PARTIR DOS TRABALHOS DE NICOLESCU (1999, 2000), MORIN (2011, 2014A, 2014B) E FERREIRA (2007). A METODOLOGIA DESTE TRABALHO SE BASEIA NUMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, CONSIDERANDO OS ASPECTOS FUNDAMENTAIS DAS OBRAS CITADAS E ALGUNS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE REGEM A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E A LEGISLAÇÃO EM TORNO DA JUVENTUDE. CONSIDERAMOS PERTINENTE QUE A ESCOLA, ENQUANTO INSTITUIÇÃO EDUCATIVA, ROMPA COM UMA CULTURA DISCIPLINAR DA EXCLUSÃO E PRECONCEITOS PARA COM OS JOVENS HOMOSSEXUAIS, A FIM DE QUE A APRENDIZAGEM DE TODOS OS SUJEITOS POSSA ACONTECER DE FORMA LIVRE, ABERTA E LIBERTADORA." 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. As discussões estão situadas em torno dos instrumentos, processos e implicações que a avaliação tem para os sujeitos, os índices e a produção do conhecimento. Observa-se que, na maioria das vezes, a avaliação serve para apontar a insuficiência de rendimentos dos alunos, em que a qualidade fica expressa nos indicadores educacionais. Por esse modelo, os instrumentos avaliativos são postos a serviço de apontar a não-qualidade educacional, a partir de seus resultados numéricos. <br />\r\n Novos direcionamentos para pensar a avaliação podem pautar-se, por exemplo, em estratégias colaborativas em que a qualidade não esteja expressa exclusivamente em números, mas em um sistema formativo que envolva as diferentes etapas dos processos de ensino e aprendizagem até a chegada à avaliação. 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