O PROCESSO DE INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR TEM COMO INTENÇÃO MOBILIZAR A SOCIEDADE PARA UM NOVO OLHAR FRENTE ÀS DIFERENÇAS HUMANAS, ELEGENDO-AS COMO UM VALOR A SER ASSUMIDO POR TODOS, DIANTE DO PRESSUPOSTO DE QUE A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DO SER HUMANO É A PLURALIDADE. A INCLUSÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ENVOLVE UM PROCESSO DE REFORMA E MELHORIA DAS ESCOLAS COMO UM TODO, COM O OBJETIVO DE QUE TODOS OS ALUNOS POSSAM TER ACESSO A TODAS AS OPORTUNIDADES SÓCIO EDUCACIONAIS OFERECIDAS NA ESCOLA. DIANTE DO EXPOSTO, ESSE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR A VISÃO DO DOCENTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DE DISCENTES PORTADORES DE DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA/AM. ESTA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO E EXPLORATÓRIO AVALIOU SEIS DOCENTES DE TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE ÂMBITO FEDERAL, MUNICIPAL E ESTADUAL, ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO ELABORADO ABORDANDO QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DE DISCENTES PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS MAIORES DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS DOCENTES SE REFERE À FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATENDER ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E A ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA PARA RECEBER ESTE PÚBLICO. DESSA FORMA, A FORMAÇÃO CONTINUADA, O TEMPO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL JUNTO À SALA DE AULA, MATERIAIS E METODOLOGIAS UTILIZADAS E A ESTRUTURA DA ESCOLA SÃO FATORES QUE INTERFEREM SIGNIFICATIVAMENTE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES JUNTO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES PEDAGÓGICAS ESPECIAIS.