DIANTE DA REALIDADE ATUAL DA SOCIEDADE, MUITOS PROFESSORES E PESQUISADORES TEM DESENVOLVIDO MUITAS PESQUISAS NO QUE DIZ RESPEITO A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, PORÉM, MUITOS PROFESSORES QUE NÃO TIVERAM UMA FORMAÇÃO INICIAL VOLTADA PARA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA, AO INGRESSAREM NA DOCÊNCIA PRIORIZAM O ENSINO TRADICIONAL. NESSE SENTIDO, FORAM DESENVOLVIDAS DUAS OFICINAS COM O SOFTWARE GRAPHMATICA, SENDO OS SUJEITOS 28 ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, COM O INTUITO DE INSERIR ESSE RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DESSES FUTUROS PROFESSORES. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA EM RELAÇÃO A ABORDAGEM DO PROBLEMA CARACTERIZA-SE COMO QUALITATIVA, JÁ EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS CARACTERIZA-SE COMO EXPLORATÓRIA E QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS UTILIZADOS CARACTERIZA-SE COMO UM ESTUDO DE CASO. AO FINAL DA PESQUISA, OS RESULTADOS MOSTRARAM BASTANTE SATISFATÓRIOS, UMA VEZ QUE, QUE OS GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ESTIVERAM APTOS A COMPREENDER AS COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS E TECNOLÓGICAS NECESSÁRIAS PARA FAZER UM BOM USO DESSE RECURSO DIDÁTICO QUANDO INICIAREM A CARREIRA DOCENTE. PERCEBEU-SE AINDA, QUE OS ALUNOS MESMO ESTANDO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA APRESENTAVAM ALGUMAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FUNÇÕES, ESPECIFICAMENTE NA VISUALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO GRÁFICA. CABE DESTACAR QUE, USO DE SOFTWARES PODE VIR A CONTRIBUIR EM DIVERSOS CONTEÚDOS DA MATEMÁTICA COADJUVANDO PARA O CONHECIMENTO DE DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO, PROPORCIONANDO UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PROPÍCIO PARA A PROBLEMATIZAÇÃO, COMPREENSÃO E ABSTRAÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS.