O PRESENTE TEXTO OBJETIVA APRESENTAR REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ATUAMCOM ALUNOS SURDOS EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUINCIONAIS (SRM) DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO PARÁ. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA OBJETIVA UMA EDUCAÇÃO JUSTA E IGUALITÁRIA A TODOS OS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE. PARA ISSO, ALGUMAS NUANCES PRECISAM ESTAR EFETIVADAS NAS INSTITUIÇÕES, COMO POR EXEMPLO MATERIAIS DIDÁTICOS NECESSÁRIOS ÀS REALIDADES DOS ALUNOS, BEM COMO UMA FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA DOS EDUCADORES COM QUALIDADE (MARINHO, 2016). PARA ESTE ESTUDO, UTILIZAMOS O MÉTODO INTERPRETATIVO E QUALITATIVO, REALIZANDO LEITURAS ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO INCLUSIVA, E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA A COLETA DE DADOS, ONDE FORAM ENTREVISTADOS 6 (SEIS) PROFESSORES ESPECIALISTAS NA ÁREA DE SURDEZ. CONSTATAMOS QUE A MAIOR PARTE DOS PROFISSIONAIS TEM FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA, E QUE ALGUNS TIVERAM CONTATO COM PESSOAS SURDAS DESDE A VIDA ACADÊMICA E OUTROS PASSARAM A TER A PARTIR DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL. A MAIOR PARTE DOS PROFISSIONAIS ENTREVISTADOS VÊEM A SURDEZ COMO UMA DIFERENÇA LINGUÍSTICA A PARTIR DA TEORIA SOCIO-ANTROPÓGICA, O QUE AJUDA NAS ESCOLHAS METODOLÓGICAS ACESSÍVEIS DURANTE OS ATENDIMENTOS COM ALUNOS SURDOS. ASSIM, VEMOS QUE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS SRM SÃO ASPECTOS QUE PRECISAM SER VALORIZADAS DE FORMA A FAVORECER AS PROPOSTAS UTILIZADAS PARA SURDOS PARA QUE ESTES TENHAM POSSIBILIDADES DE TER UM MAIOR E MELHOR DESENVOLVIMENTO. ENTENDEMOS AINDA QUE O TEMA PESQUISA É DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES VISANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA.