ESTA PESQUISA INVESTIGOU QUAL É O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA NO QUE SE REFERE AO ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO DE UMA DETERMINADA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS - MA. OS SUJEITOS DA PESQUISA, FORAM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR E DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA REFERIDA ESCOLA. FIZEMOS UMA PESQUISA NO QUE SE REFERE AOS OBJETIVOS DO TIPO EXPLORATÓRIA. UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E OBSERVAÇÕES NÃO PARTICIPANTES. PARA DAR SUPORTE À NOSSA CONSTRUÇÃO TEÓRICA, DIALOGAMOS COM AUTORES COMO FERNANDES (1990), BOSSA (2000), SASSAKI (2004) ENTRE OUTROS. PERGUNTAMOS AOS PROFESSORES PESQUISADOS, SOBRE QUAL O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA, ESPECIFICAMENTE NO ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E QUE DIFICULDADES ENCONTRAM NO TRABALHO COM ESTES. OBSERVOU-SE QUE TODOS OS PROFESSORES AFIRMAM ENCONTRAR MUITAS DIFICULDADES PARA TRABALHAR COM ESSE PÚBLICO, POR CADA UM DESTES APRESENTAREM UM NÍVEL DE COMPROMETIMENTO INTELECTUAL DIFERENTE, TORNANDO MAIS COMPLEXA A ATIVIDADE DE ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM PLANEJADAS. CONSIDERAMOS QUE A PRESENÇA DO PROFISSIONAL PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL SEJAM CONTEMPLADOS EM SUAS NECESSIDADES ESPECIFICAS, TENDO EM VISTA QUE ESTE PROFISSIONAL TRABALHA VISIONANDO A APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS. ELE PODE AUXILIAR NA COMPREENSÃO DE PROBLEMAS EXISTENTES NA SALA DE AULA, ACOMPANHANDO OS PROFESSORES DURANTE O TRABALHO COM ESSE ESTUDANTE, OBSERVANDO E INTERVINDO NAS METODOLOGIAS QUE ESTÃO SENDO APLICADAS, ASSIM COMO, DANDO TODO SUPORTE PARA QUE HAJA UM AVANÇO SIGNIFICATIVO DESSE ESTUDANTE.