PEREIRA, Valmir. Reforma curricular, formação docente e emancipação humana. VI CONEDU - Vol 2... Campina Grande: Realize Editora, 2020. p. 1931-1949. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/65602>. Acesso em: 23/12/2024 12:17
ESTE ESTUDO DISCUTE AS RELAÇÕES ENTRE A REFORMA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO IMPLEMENTADA PELO MEC NA DÉCADA DE 1990 E SUAS VINCULAÇÕES COM OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO MODELO DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO REALIZADO PELA TOYOTA, A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA. ASSIM, O PÓS-MODERNISMO E O NEOLIBERALISMO FORMAM A BASE TEÓRICA QUE EXPRESSAM AS MUDANÇAS NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO, PROPONDO OS AJUSTES DA EDUCAÇÃO À NOVA ETAPA DE DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL, PARA ATENDER A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DE NOVO TIPO. NESSE PRECISO SENTIDO, ANALISAR AS IMPLICAÇÕES DESSAS MUDANÇAS NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA É O QUE PRETENDE ESSA PESQUISA.