CONSIDERANDO MISSÃO DA ESCOLA A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CAPAZES DE CONSTRUIR SIGNIFICADOS COMPLEXOS, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REEXAMINAR, À LUZ DE ALGUMAS INFLUÊNCIAS HISTÓRICO-CULTURAIS, AS PERSPECTIVAS ACERCA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO FORMULADAS POR PIAGET E POR VYGOTSKY. OS CONTRASTES ENTRE PSICOGÊNESE E SOCIOGÊNESE SÃO ENFATIZADOS EM DISCUSSÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, PRINCIPALMENTE EM CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO, ASSIM COMO O PAPEL DA CULTURA E DA LINGUAGEM NA MEDIAÇÃO DESTA RELAÇÃO, SÃO TEMAS QUE PROVOCAM TENSÃO NO QUE SE REFERE AOS DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE MENTE E REALIDADE, ESPECIALMENTE NO ÂMBITO DA ESCOLARIZAÇÃO. AS IDEIAS E CONFLITOS TEÓRICOS PODEM GANHAR MAIOR VISIBILIDADE CONSIDERANDO-SE O QUADRO DE INFLUÊNCIAS QUE SERVIRAM DE FUNDAMENTAÇÃO E INSPIRAÇÃO AOS AUTORES. A METODOLOGIA ADOTADA QUALIFICA ESTE TRABALHO COMO UM ESTUDO QUALITATIVO, APOIADO EM DESCRIÇÕES E EXPLANAÇÕES SENSÍVEIS A ASPECTOS FENOMENOLÓGICOS, COMO HISTÓRIA E SUBJETIVIDADE, NÃO MENSURÁVEIS MATEMATICAMENTE, E BIBLIOGRÁFICO, COM SUPORTE EM INFORMAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES EXISTENTES NA LITERATURA CIENTÍFICA, DISPONIBILIZADAS POR AUTORES DIVERSOS EM VARIADAS PUBLICAÇÕES. COMO RESULTADO, CONSTATOU-SE QUE O ESTRUTURALISMO PIAGETIANO FEZ DEFINIR O INDIVÍDUO COMO EPICENTRO DE SUA APRENDIZAGEM E APONTOU O DESENVOLVIMENTO COMO CAUSA DO DESEMPENHO (APRENDIZAGEM), ENQUANTO A RELEITURA PSICOSSOCIAL DE VYGOTSKY ACERCA DO MATERIALISMO DIALÉTICO CONFERIU À APRENDIZAGEM A CONDIÇÃO EPISTEMOLÓGICA DE CONSEQUÊNCIA “E” CAUSA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, DEFININDO A ESCOLA COMO ESPAÇO PRÁTICO-SIMBÓLICO PROMOTOR DE DESENVOLVIMENTO, MARCADO POR IMPORTANTES IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS PARA APRENDIZES E PROFESSORES, DENTRE ELAS: MÚLTIPLAS ZONAS PROXIMAIS DE DESENVOLVIMENTO (ZDPS), INTERAÇÃO DIALÓGICA FLEXÍVEL (NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS), DEMANDA SISTEMÁTICA DE AÇÕES REFLEXIVAS, E POSSIBILIDADES EDUCATIVAS INEXPLORADAS.
PALAVRAS-CHAVE: PSICOGÊNESE, SOCIOGÊNESE, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO, ESCOLA.