A EDUCAÇÃO EM SAÚDE REFERE-SE À AÇÃO QUE INTEGRA O SABER-FAZER DO ENFERMEIRO. EXISTEM, ENTRETANTO, AINDA OBSTÁCULOS PARA A SUA VIVÊNCIA; UMA DAS FORMAS DE ENFRENTAR ESSES DESAFIOS É REPENSAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO. SENDO ASSIM, TEM-SE COMO OBJETIVO: IDENTIFICAR COMO VEM SENDO REALIZADA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE, NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. TRATA-SE DE PESQUISA QUALITATIVA, COM REVISÃO INTEGRATIVA – RI, QUE UTILIZA OS SEGUINTES RECURSOS INFORMACIONAIS PARA A COLETA DOS DADOS: A BDENF, A LILACS E O SCIELO. FORAM UTILIZADOS OS DESCRITORES EM SAÚDE – DECS: EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ESTÁGIO; ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA; ESTUDANTE E ENFERMAGEM, QUE FORAM COMBINADOS DE FORMAS DISTINTAS PARA ABRANGER MAIS PUBLICAÇÕES. O PERÍODO DE BUSCAS DOS ARTIGOS OCORREU DE OUTUBRO A DEZEMBRO DE 2018. FORAM ELABORADAS TRÊS CATEGORIAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS E DISCUSSÕES: CONHECENDO O CORPUS DA PESQUISA; OCASIÕES EM QUE O ALUNO REALIZA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESF E ASPECTOS ENFOCADOS PELOS ACADÊMICOS NA REALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESF. FORAM ANALISADOS TREZE ARTIGOS, PUBLICADOS ENTRE OS ANOS DE 2010 A 2017, OS QUAIS APONTARAM QUE O ACADÊMICO DE ENFERMAGEM APRENDE SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, PARTICULARMENTE AO FINAL DO CURSO, NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. E, AO TER A EXPERIÊNCIA DE EDUCAR EM SAÚDE, LEVA EM CONSIDERAÇÃO: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS, TEMÁTICA E PÚBLICO-ALVO. CONCLUI-SE A NECESSIDADE DO ENFERMEIRO ASSUMIR SEU PAPEL COMO EDUCADOR EM SAÚDE, O QUE POTENCIALIZA O CUIDADO QUE VAI PRODUZIR COM O SUJEITO QUE PROCURA O SERVIÇO DE SAÚDE.