ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE, NO SENTIDO DE BUSCAR INTERESSE E MOTIVAÇÃO PARA INOVAR EM SUAS METODOLOGIAS DE ENSINO, VALORIZANDO AINDA MAIS, SUA PROFISSÃO. ASSIM, OS DISCENTES APRENDEM DE FORMA MAIS PRAZEROSA PREFERINDO AQUELE PROFESSOR QUE ESTEJA SEMPRE EM CONSTANTE PESQUISA, EM CONSTANTE APRENDIZAGEM. TOMOU-SE COMO REFERENCIAL PARA FUNDAMENTAR E ENRIQUECER ESTE ARTIGO A VISÃO DE ALGUNS AUTORES COMO, POR EXEMPLO, ARANHA (2008), BRANDÃO (2010), CUNHA (2008), FREIRE (2011), NÓVOA (2014), DENTRE OUTROS, DOS QUAIS PODEMOS CONSTATAR REFLEXÕES SIGNIFICATIVAS COM SUAS VISÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSTITUIU-SE NUMA PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A DEZ PROFESSORES QUE LECIONAM NO INSTITUTO JOAQUIM PESSOA DE CASTRO NO INTERIOR DO CEARÁ, MAS ESPECIFICAMENTE PROFESSORES QUE LECIONAM NOS CURSOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS. NESTA PERSPECTIVA VERIFICOU-SE QUE AINDA HÁ PROFESSORES DESMOTIVADOS EM BUSCAR INOVAÇÕES EM SUAS PRÁTICAS DE ENSINO, DIFICULTANDO DESSA FORMA O APRENDIZADO DO ALUNO. CONCLUI-SE QUE A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS OS PROFESSORES NECESSITAM ESTAR EM CONSTANTES PESQUISAS PODENDO ASSIM CONTRIBUIR MELHOR PARA A REALIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE, PORTANTO, MOTIVANDO O APRENDIZADO DE SEUS ALUNOS COM METODOLOGIAS DIFERENCIADAS.