A AVALIAÇÃO É UMA PRÁTICA QUE DEVE ESTAR SEMPRE SE MODIFICANDO EM FAVOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. SABE-SE QUE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DEVE SER CONSTANTE E QUE AS PROVAS OBJETIVAS SÃO O MÉTODO DE AVALIAÇÃO TRADICIONAL, AS QUAIS NEM SEMPRE MOSTRAM DE FATO QUE HOUVE APRENDIZAGEM. NESSA PERSPECTIVA, OBJETIVA-SE COM ESTE TRABALHO APRESENTAR O MAPA DE CONCEITOS COMO UMA FERRAMENTA PARA A AVALIAÇÃO. NOSSO REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ PAUTADO, SOBRETUDO, NOS POSTULADOS DE LUCKESI (2003), NOVAK E GOWIN (1984), NOVAK E CAÑAS (2010) E MOREIRA (2010). ESTA PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO BIBLIOGRÁFICA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DE NATUREZA APLICADA. A PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO MAPA CONCEITUAL COMO UM INSTRUMENTO DE VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE DETERMINADO CONTEÚDO REPRESENTA UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIADA DE AVALIAÇÃO, DE MODO QUE, NO MAPEAMENTO CONSTRUÍDO PELO ALUNO, O PROFESSOR PODE OBSERVAR O QUE FOI APRENDIDO, DE QUE FORMA DERAM-SE A COMPREENSÃO E A INTERPRETAÇÃO DAS INFORMAÇÕES, DESTACANDO-SE AQUILO QUE O APRENDIZ CONSIDEROU RELEVANTE PARA EXPOSIÇÃO NO ESQUEMA CONCEITUAL. LOGO, VÊ-SE QUE É IMPORTANTE CONHECER ESSA ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO A FIM DE INOVAR ESSE PROCESSO EM SALA DE AULA.