ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA REFLEXÃO ACERCA DA NOÇÃO DE AUTODETERMINAÇÃO PARA A LUTA DOS POVOS INDÍGENAS NO ÂMBITO DO DIREITO À EDUCAÇÃO. A CATEGORIA AUTODETERMINAÇÃO É COMPREENDIDA EM DOIS SENTIDOS: 1) COMO UM VALOR FIM E 2) COMO UM VALOR MEIO. ENQUANTO UM VALOR FIM, A AUTODETERMINAÇÃO É VISTA COMO O DIREITO DOS POVOS INDÍGENAS A REESCREVER SUA IMAGEM, RECONTAR A SUA HISTÓRIA CONFRONTANDO A IMAGEM HISTORICAMENTE DIFUNDIDA NAS ESCOLAS COMO POVOS EXTINTOS, MISTURADOS, CABOCLOS, CAMPONESES E OUTROS TERMOS. ENQUANTO UM VALOR MEIO, ELA É COMPREENDIDA COMO UMA ESTRATÉGIA DO MOVIMENTO PARA INFLUENCIAR A POLÍTICA INDIGENISTA A PARTIR DA REPRESENTATIVIDADE INDÍGENA NOS ESPAÇOS DE CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS VOLTADAS AOS POVOS. O ARTIGO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O CONSELHO DE PROFESSORES INDÍGENAS XUKURU DO ORORUBÁ (COPIXO), CONSIDERADO UM DOS EIXOS ESTRUTURANTES DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL DO POVO XUKURU DO ORORUBÁ, DO MUNICÍPIO DE PESQUEIRA, EM PERNAMBUCO. DE MODO GERAL, OBSERVAMOS ALGUMAS MEDIDAS ADOTADAS PELO POVO XUKURU PARA A CONQUISTA DE UMA EDUCAÇÃO ESPECÍFICA, INTERCULTURAL E DIFERENCIADA FRENTE À SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.