ESTE ENSAIO EVIDENCIA A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DOS LICENCIANDOS ENGAJADOS NO SUBPROJETO GEOGRAFIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC). APONTAMOS EXEMPLOS CONCRETOS DA ATUAÇÃO DO PROJETO NAS ESCOLAS ONDE O PIBID GEOGRAFIA/UFC ESTÁ INSERIDO, DE FORMA A IDENTIFICAR HABILIDADES DESENVOLVIDAS NOS DOCENTES E AINDA, AVALIAR SE O PROJETO TEM AUXILIADO NA CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM CADA VEZ MAIS SIGNIFICATIVA PELOS ESTUDANTES. DESSE MODO, FOI POSSÍVEL CONSTRUIR CONHECIMENTO E FOMENTAR DISCUSSÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE DENTRO DO PROJETO, DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM CONSTANTEMENTE PENSADAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM CONHECIMENTO GEOGRÁFICO ASSOCIADO À REALIDADE DOS ESTUDANTES, E A IMPORTÂNCIA DE ARTICULAÇÃO ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE QUE REFORÇA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA E ESTIMULA A PESQUISA NA DOCÊNCIA.