ESTE ARTIGO É O RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO CUJO OBJETIVO FOI CARACTERIZAR AS FORMAS DE PRODUÇÃO E PROMOÇÃO DA LITERATURA INFANTIL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE HUMAITÁ, AMAZONAS. O OBJETIVO DESTE ARTIGO É DESCREVER A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL NAS ESCOLAS DE HUMAITÁ, BEM COMO IDENTIFICAR AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E PROMOÇÃO DA LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO DESTINADO ÀS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS NAS ESCOLAS, ATRAVÉS DO LEVANTAMENTO DO ACERVO RECEBIDO PELOS PROGRAMAS DE DISTRIBUIÇÃO DO LIVRO. O TEMA PROPOSTO TRAZ UMA DISCUSSÃO SOBRE COMO A LEITURA LITERÁRIA TEM SIDO REALIZADA NA ESCOLA ATRAVÉS DO ACERVO DE LITERATURA INFANTIL ENVIADO POR PROGRAMAS DE INCENTIVO À LEITURA E À FORMAÇÃO DE LEITORES. NESSE SENTIDO, A PROBLEMÁTICA DA PESQUISA ERA A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO COM A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA PÚBLICA E O USO DO ACERVO DE LITERATURA INFANTIL DO PNBE (PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA) NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM HUMAITÁ. O ESTUDO, REALIZADO DE 2013 A 2015, PROCUROU CARACTERIZAR AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES ACERCA DA LITERATURA INFANTIL, DESCREVER A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO COM A LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA, BEM COMO IDENTIFICAR AS CONDIÇÕES PARA PRODUZIR E PROMOVER A LEITURA LITERÁRIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARTICIPARAM DA PESQUISA DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE HUMAITÁ-AM. OS AUTORES UTILIZADOS PARA EMBASAR AS DISCUSSÕES FORAM: SILVA (2014), KRAMER (2010), AZEVEDO (2005), SOUZA (2009), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS REVELARAM A EXISTÊNCIA DE INFRAESTRUTURA BÁSICA DE ACERVO, POR OUTRO LADO, INDICARAM A FRAGILIDADE NA FORMAÇÃO DE LEITORES COM BASE NO USO DO ESPAÇO DE LEITURA NAS ESCOLAS INVESTIGADAS