ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DELINEAR UM ESTUDO SOBRE A CONCEPÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA, A PARTIR DA ANÁLISE DA LITERATURA SOBRE O ASSUNTO. PRETENDE-SE DESCREVER E ANALISAR AS CONCEPÇÕES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA AO LONGO DA HISTÓRIA PERMEANDO A GESTÃO TÉCNICO BUROCRÁTICA, O MODELO GERENCIAL E GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA. PARA ATINGIR OBJETIVO PROPOSTO ESTUDOU-SE O SEGUINTE REFERENCIAL TEÓRICO: LIBÂNEO (2012), SANDER (1995), OLIVEIRA (1999), LUCK (2010) DENTRE OUTROS. NA PRIMEIRA PARTE FAR-SE-Á UMA REFLEXÃO SOBRE O HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE GESTÃO DEMOCRÁTICA. NA SEGUNDA PARTE SERÁ ANALISADO O MODELO DE GESTÃO GERENCIAL A PARTIR DAS REFORMAS PROPOSTAS PELO ESTADO. NA ÚLTIMA PARTE FAR-SE-Á A DESCRIÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA COMO UMA PROPOSTA A SER ALCANÇADA PELAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS, QUE BUSCAM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS. OBSERVA-SE QUE OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS PRESENTES NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA E NA LITERATURA PESQUISADA POUCO SE CONSOLIDARAM NAS PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES SEJA EM NÍVEL DE ESCOLA OU DE SISTEMA DE ENSINO. AO LONGO DO ESTUDO, PERCEBE-SE QUE O MODELO DE GESTÃO TÉCNICO BUROCRÁTICO CEDEU LUGAR A UM MODELO GERENCIAL ACLAMADO PELA NECESSIDADE DE REFORMA DO ESTADO, POR MEIO DE UMA GESTÃO PARA OS RESULTADOS, ÁGIL E FLEXÍVEL (EFETIVA E EFICAZ), IMPORTADO DO MERCADO EMPRESARIAL PARA O MEIO EDUCACIONAL, NÃO EFETIVANDO DE FATO A GESTÃO DEMOCRÁTICO PARTICIPATIVA AQUI DEFENDIDA.