O OBJETIVO É ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GRADUANDOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - LEDOC DA UFPA SOBRE A PESSOA SURDA E, DE FORMA ESPECÍFICA: IDENTIFICAR OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS GRADUANDOS SOBRE A PESSOA SURDA ANTES E DEPOIS DA DISCIPLINA LIBRAS E ELUCIDAR AS RS SOBRE A PESSOA SURDA NO ÂMBITO DA COLONIALIDADE E DA DECOLONIALIDADE. A
PROBLEMÁTICA CONSISTE EM INVESTIGAR: QUAIS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (RS) OS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ POSSUEM SOBRE O SURDO? E, QUAL O POSSÍVEL EFEITO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NA (RE) CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DOS GRADUANDOS SOBRE O SURDO? O TRABALHO FUNDAMENTA-SE EM AUTORES COMO OLIVEIRA (2015); LOPES (2007), WALSH (2009), MOTA NETO (2016) ENTRE OUTROS. REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO DE ABORDAGEM QUALITATIVA COM ÊNFASE NA TEORIA PROCESSUAL DE MOSCOVICI (2009). OS ENTREVISTADOS FORAM 05 GRADUANDOS DA LEDOC/UFPA, QUE CURSARAM A DISCIPLINA LIBRAS. NA SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS, UTILIZOU-SE A TÉCNICA DA ANÁLISE DE CONTEÚDOS COM ÊNFASE NA CATEGORIZAÇÃO. NOS RESULTADOS OBSERVOU-SE QUE OS SUJEITOS PESQUISADOS POSSUÍAM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA PESSOA SURDA QUE MANTINHAM O PENSAMENTO COLONIAL DE INFERIORIDADE DO SER DEFICIENTE E RESSIGNIFICARAM NA DISCIPLINA PARA UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL ATRELADO A DIFERENÇA LINGUÍSTICA.