O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA APRESENTA DIVERSAS FACETAS, TORNANDO-SE UMA VARIÁVEL A SER ANALISADA E COMPREENDIDA EM SEUS DIVERSOS ÂNGULOS. NA REALIDADE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN - CAMPUS CAICÓ, TOMANDO COMO REFERÊNCIA O CONTEÚDO DE ESTATÍSTICA MINISTRADO AOS ESTUDANTES DOS 3ºS ANOS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, FOI EMBASADA UMA PESQUISA COMO FORMA DE ASSOCIAR TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA DA REFERIDA DISCIPLINA. PARA OBTENÇÃO DOS DADOS, ELABOROU-SE UM QUESTIONÁRIO QUE VERSOU SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA, TENDO POR OBJETIVO ANALISAR QUAIS CATEGORIAS PESSOAIS E INSTITUCIONAIS CONTRIBUEM PARA A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E QUAIS DIFICULTAM A SUA APRENDIZAGEM. ESTIVERAM APTOS A RESPONDER TAL QUESTIONÁRIO, OS ALUNOS QUE CURSAM O ENSINO MÉDIO INTEGRADO. NOS RESULTADOS COLETADOS, OBSERVOU-SE ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS QUE PUDERAM CONTRIBUIR PARA UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES QUE MINISTRAM ESTA DISCIPLINA. ADEMAIS, IDENTIFICOU-SE FATORES QUE DIFICULTAVAM A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, ENTRE OS QUAIS PODE-SE CITAR O FATOR EMOCIONAL COMO UM DOS MAIS AGRAVANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, FEZ-SE NECESSÁRIO A PRODUÇÃO DE UM NOVO QUESTIONÁRIO QUE NOTABILIZOU ESSA PERSPECTIVA, EVIDENCIANDO O ELO ENTRE AFETIVIDADE E A COGNIÇÃO. À LUZ DA MATEMÁTICA, OS DADOS MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A NECESSIDADE DE ENXERGÁ-LOS COMO COAUTORES DO SEU PROGRESSO DENTRO E/OU FORA DA SALA DE AULA.