A EDUCAÇÃO ESCOLAR DEVE SER EM SUA ESSÊNCIA: DINÂMICA, INSTIGADORA E IGUALITÁRIA, MAS PARA A CONSTRUÇÃO DESSA PRÁTICA, FAZ-SE NECESSÁRIO ALGUNS APONTAMENTOS REFLEXIVOS, PORÉM, ESSE PROCESSO PODE-SE TORNAR UM DESAFIO PARA QUALQUER DOCENTE OU PROFISSIONAL DEDICADO À ÁREA EDUCACIONAL. E COM A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NÃO DEVE SER DIFERENTE, POIS É NECESSÁRIO QUE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PENSEM CONSTANTEMENTE EM NOVOS CAMINHOS QUE FACILITEM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. SOBRE ESSA PERSPECTIVA, A OBRA “PEDAGOGIA DO BOM SENSO” (2004) ESCRITO PELO EDUCADOR FRANCÊS CÉLESTIN FREINET FOI UTILIZADO COMO REFERENCIAL TEÓRICO PARA A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO, POR MEIO DE SUA SISTEMATIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, HAJA VISTA QUE AS IDEIAS APRESENTADAS POR ESTE AUTOR, EM MUITO SE ASSEMELHAM COM A CONCEPÇÃO DE UM ENSINO MAIS HUMANIZADA QUE A GEOGRAFIA ESCOLAR TEM AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS TEM TENTADO INCORPORAR. PARA O DELINEAMENTO DA PESQUISA FOI FEITA UMA REVISÃO DA LITERATURA NO AFÃ DE PROPOR DISCUSSÕES E REFLEXÕES E SOBRE A OBRA UTILIZADA. O PERCURSO INVESTIGATIVO PERMITIU A ESTE TRABALHO IDENTIFICAR EM FREINET, OS ENCAMINHAMENTOS DE QUE O EDUCADOR DEVE APRENDER A AMAR E SERVIR AS CRIANÇAS, E TAMBÉM A SEGURÁ-LAS PELA MÃO NAS PASSAGENS DIFÍCEIS, ASSIM COMO DEDICAÇÃO PELA PROFISSÃO DE PROFESSOR, INCENTIVANDO OS ALUNOS A CONQUISTAREM OS SEUS SONHOS. POR FIM, OS PROFESSORES PODEM E DEVEM MELHORAR SUA PRÁTICA DOCENTE, ABRINDO OS OLHOS PARA UM OUTRO CONTEXTO, MOSTRANDO E DEMONSTRANDO AOS SEUS ALUNOS QUE TODOS SÃO CAPAZES DE DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E QUE A EDUCAÇÃO É O MELHOR CAMINHO.