SISTEMATIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES DA OBRA “PEDAGOGIA DO BOM SENSO” DE CÉLESTIN FREINET PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR
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E COM A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NÃO DEVE SER DIFERENTE, POIS É NECESSÁRIO QUE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PENSEM CONSTANTEMENTE EM NOVOS CAMINHOS QUE FACILITEM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. SOBRE ESSA PERSPECTIVA, A OBRA “PEDAGOGIA DO BOM SENSO” (2004) ESCRITO PELO EDUCADOR FRANCÊS CÉLESTIN FREINET FOI UTILIZADO COMO REFERENCIAL TEÓRICO PARA A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO, POR MEIO DE SUA SISTEMATIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA, HAJA VISTA QUE AS IDEIAS APRESENTADAS POR ESTE AUTOR, EM MUITO SE ASSEMELHAM COM A CONCEPÇÃO DE UM ENSINO MAIS HUMANIZADA QUE A GEOGRAFIA ESCOLAR TEM AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS TEM TENTADO INCORPORAR. PARA O DELINEAMENTO DA PESQUISA FOI FEITA UMA REVISÃO DA LITERATURA NO AFÃ DE PROPOR DISCUSSÕES E REFLEXÕES E SOBRE A OBRA UTILIZADA. 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A publicação está pautada na discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. <br />\r\n Os índices educacionais (brasileiros) comprovam que, apesar dos esforços em assegurar equidade e qualidade aos processos educacionais, há ainda muito que se fazer para além de manter as crianças nas escolas. Estar presente na sala de aula, sem que seja criado um espaço de aprendizagem, implica somente numa presença física, onde o aluno não vê sentido no fazer pedagógico. Neste cenário, destacam-se, ainda, os direcionamentos implicados nos processos de avaliação em diferentes segmentos da Educação.<br />\r\n A avaliação envolve os processos de ensino e aprendizagem na escola de educação básica, os parâmetros das avaliações em larga escala, o acesso ao ensino superior e a avaliação qualificada da pós-graduação direcionando a produção do conhecimento. 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