ESTE ESTUDO VERSA SOBRE: PROPOSTAS DE PERSPECTIVA PÓS-CRÍTICA AO CURRÍCULO DE FILOSOFIA COMO INSTRUMENTO EXPEDIENTE À PRÁTICA DOCENTE, TENDO COMO OBJETIVO: PROPOR O REDIMENSIONAMENTO DO CURRÍCULO A PARTIR DA ANÁLISE CURRICULAR PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DO IFMA- CAMPUS SANTA INÊS, FUNDAMENTADA NA PERSPECTIVA FILOSÓFICA PÓS-CRÍTICA. PARA TANTO, NA COLETA DE DADOS REALIZAMOS OBSERVAÇÕES, ESTUDOS DE DOCUMENTOS OFICIAIS E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM O SUJEITO DA PESQUISA SEGUIDA DAS ANÁLISES E DISCUSSÕES DOS DADOS COLETADOS AO LONGO DA PESQUISA, PONDERAMOS SOBRE A ESFINGE DA SALA DE AULA E O ETHOS/DEVIR DA FILOSOFIA, ANALISANDO AS PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO A PARTIR DA COMPREENSÃO PÓS-CRÍTICA DO CURRÍCULO. PARA O PROCESSO DE REFLEXÃO, ANÁLISES E DISCUSSÕES DOS DIÁLOGOS VIVENCIADOS NO IFMA CAMPUS SANTA INÊS, DIALOGAMOS SOBRE O LUGAR DA PESQUISA, OS SUJEITOS, DISCORRENDO SOBRE O LUGAR DA INTERVENÇÃO E DA PERSPECTIVA PÓS-CRÍTICAS QUE PUDERAM SER VIVENCIADAS. A PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO, PAUTADA EM ALGUNS PASSOS DA PESQUISA AÇÃO. PARA RESPALDAR ESSA PESQUISA BUSCAMOS DIVERSAS FONTES QUE ABORDAM A TEMÁTICA. DURANTE A PESQUISA, PERCEBEMOS A NECESSIDADE DA CONSTRUÇÃO DE UM ARQUÉTIPO EDUCATIVO, QUE POSSA SER CAPAZ DE CRIAR UMA ATITUDE DE ALTERIDADE FRENTE AO SABER E FORMAR SUJEITOS CAPAZES DE ROMPER COM AS ESTRATÉGIAS DO PODER DISCIPLINAR IMPOSTO PELO CURRÍCULO ENGESSADO E ADOTAR UMA POSTURA DE INVENÇÃO FRENTE AO CONHECIMENTO, ASSIM, COM BASE NESSAS REFLEXÕES ESPERAMOS QUE A EDUCAÇÃO SEJA CAPAZ DE INSTRUIR OS INDIVÍDUOS MUITO MAIS DO QUE DISCIPLINAR, REPENSANDO O CURRÍCULO NO ÂMBITO DESSAS RELAÇÕES.