ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ABORDAR ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM VISTAS À INCLUSÃO NA PERSPECTIVA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR/BNCC. PARA TANTO, BUSCARÁ SUBSÍDIOS NAS REFLEXÕES E TEMÁTICAS DISCUTIDAS DURANTE A SEMANA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO/MT. AO CONSIDERAR COMO UM MOMENTO OPORTUNO PARA A ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO INICIAL DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS A SER DESENVOLVIDO NO DECORRER DO ANO LETIVO, BUSCAMOS ANALISAR COMO OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DE MATO GROSSO PERCEBEM O MOMENTO DA SEMANA PEDAGÓGICA. TRATA-SE DE UM ENCONTRO FORMATIVO? COMO AS AÇÕES PLANEJADAS NESTE MOMENTO REVERBERAM OU NÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA? DE QUE FORMA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESTÁ REPRESENTADA NO PLANEJAMENTO INICIAL? A EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESTÁ OU NÃO INSERIDA NO ORIENTATIVO PARA A SEMANA PEDAGÓGICA ELABORADO PELA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL/SPDP, DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO/SEDUC/? NA BUSCA DE RESPOSTAS PARA ESTES QUESTIONAMENTOS, FOI NECESSÁRIO ANALISAR O ORIENTATIVO/2019, ASSIM COMO ALGUNS AUTORES QUE ABORDAM TEORICAMENTE A IMPORTÂNCIA DAS TEMÁTICAS APONTADAS. OBSERVA-SE, ENQUANTO PROFESSORAS FORMADORAS DO CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA É CRUCIAL PARA O APRIMORAMENTO DOS CONHECIMENTOS SOBRE A DOCÊNCIA E SOBRE ALGUNS DESDOBRAMENTOS E COMPLEXIDADES QUE A ENVOLVE. PERCEBEMOS QUE A TEMÁTICA REFERENTE À EDUCAÇÃO ESPECIAL NÃO É PAUTA SUGERIDA PARA A SEMANA PEDAGÓGICA, CONFORME SOLICITADA E APRESENTADA NO DOCUMENTO DE REFERÊNCIA CURRICULAR- DRC/MT. NO ENTANTO, EVIDENCIAMOS PELAS RESPOSTAS E REFLEXÕES DO CORPO DOCENTE A NECESSIDADE DAS DISCUSSÕES PERTINENTES À EDUCAÇÃO ESPECIAL.