RECENTEMENTE, O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO NO BRASIL. NESTE ARTIGO TEMOS COMO OBJETIVO ANALISAR COMPARATIVAMENTE A ESTRUTURAÇÃO INTERNA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS EM FÍSICA E LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DO IFPE – CAMPUS PESQUEIRA. CONSTITUÍRAM-SE COMO REFERENCIAIS PARA ESTUDOS SOBRE O ENSINO MÉDIO AUTORES COMO: KUENZER (2000), VIEIRA E FARIAS (1998) E SILVA E SCHEIBE (2017). PARA OS ESTUDOS SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, TOMAMOS COMO REFERENCIAL DE BASE A ABORDAGEM ESTRUTURAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, FUNDADA POR JEAN-CLAUDE ABRIC. PARA ESSA ABORDAGEM, O CONTEÚDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SE ESTRUTURA INTERNAMENTE EM UM SISTEMA CENTRAL E UM PERIFÉRICO, SENDO QUE DOIS OU MAIS GRUPOS SÓ TERÃO A MESMA REPRESENTAÇÃO SE PARTILHAREM O MESMO SISTEMA CENTRAL. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA. PARTICIPARAM 200 LICENCIANDOS/AS, 100 DE CADA GRUPO. UTILIZAMOS, COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS (TALP). PARA A ANÁLISE ESTRUTURAL, TIVEMOS O APOIO DA PLATAFORMA DIGITAL OPENEVOC PARA A CONSTRUÇÃO DE UM QUATRO DE QUATRO CASAS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM TRÊS ELEMENTOS COMUNS COMO POSSIVELMENTE CENTRAIS DE AMBOS OS GRUPOS: “FORMAÇÃO”, “APRENDIZAGEM” E “EDUCAÇÃO”. NO ENTANTO, OS POSSÍVEIS SISTEMAS CENTRAIS TAMBÉM POSSUEM DIFERENÇAS. OS ELEMENTOS “PROFESSOR” E “ALUNO” SURGIRAM COMO POSSIBILIDADE DO NÚCLEO CENTRAL APENAS NO GRUPO DE LICENCIANDOS/AS EM MATEMÁTICA, E “FUTURO” E “ENEM” COMO HIPÓTESES DO NÚCLEO CENTRAL NO GRUPO DE LICENCIANDOS/AS EM FÍSICA. APONTAMOS A IMPORTÂNCIA DA CONTINUIDADE DA PESQUISA, POIS RECONHECEMOS QUE A ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FUTUROS DOCENTES PERMITE REORIENTAR A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO.