A DOCÊNCIA TEM A CADA DIA SE TORNADO INTERESSE NAS PESQUISAS E ANÁLISES EM DIVERSAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. MAS, ESTE DEBATE AINDA TEM SIDO SILENCIOSO, QUANDO PENSAMOS NAS CIÊNCIAS EXATAS, EM ESPECIAL, A FÍSICA. PORTANTO, NOSSO OBJETIVO FOI CONHECER OS DISCURSOS SOBRE A DOCÊNCIA PRODUZIDOS PELOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, QUE FAZIAM PARTE DO PIBID, EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO INTERIOR DE PERNAMBUCO. NOS APORTAMOS NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA (NÓVOA, 1991); A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COM UM OLHAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA (GATTI, 2009A; 2009B; BICUDO, 1996) E NA TEORIA DO DISCURSO DE LACLAU E MOUFFE (2015). O CORPUS FOI CONSTITUÍDO POR TRANSCRIÇÕES DE ENTREVISTAS DO TIPO SEMIESTRUTURADA, COM DEZ ESTUDANTES. TODAS AS ENTREVISTAS FORAM REGISTRADAS COM O AUXÍLIO DE MP3 E TRANSCRITAS A PARTIR DAS RECOMENDAÇÕES DE MARCUSHI (2003). AO ANALISARMOS OS DISCURSOS DOS/AS ESTUDANTES SOBRE A DOCÊNCIA, PERCEBEMOS QUE EMBORA VÁRIOS/AS TENHAM OPTADO PELA LICENCIATURA, A MAIORIA DELES/AS NUNCA PENSOU EM EXERCER A FUNÇÃO DE PROFESSOR/A; QUE APÓS SE FORMAR, PRETENDEM ABANDONAR A PROFISSÃO DOCENTE NO ENSINO BÁSICO E MIGRAR PARA ÁREAS. OS/AS MESMOS/AS PERCEBEM A IMPORTÂNCIA DO PAPEL SOCIAL DO/A PROFESSOR/A, NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO, PORÉM RELATAM QUE, ATUALMENTE, NÃO HÁ CONDIÇÕES APROPRIADAS DE TRABALHO PARA SER DOCENTE DO ENSINO BÁSICO, POIS EXISTE UMA GRANDE DESVALORIZAÇÃO POR PARTE DOS ÓRGÃOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE.