ESTA PESQUISA EM ANDAMENTO OBJETIVA INVESTIGAR COMO SE DEU O PROCESSO DE INSERÇÃO DE DOIS PROFESSORES INICIANTES DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (EBTT), NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (RFEPCT), PARTICULARMENTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE MATO GROSSO (MT) E DE RORAIMA (RR), A PARTIR DE NARRATIVAS DE SI. SUBSIDIADOS NA ABORDAGEM QUALITATIVA DE LIMA ET AL (1996), ANDRÉ (1995), BUSCAM-SE DADOS ALICERÇADOS NA PERCEPÇÃO DOS SUJEITOS QUANTO AO PROCESSO DE INSERÇÃO COMO INICIANTES NA REDE FEDERAL DE ENSINO, QUANDO DAS INQUIETAÇÕES, DÚVIDAS E NECESSIDADES FORMATIVAS APRESENTADAS AO TOMAREM CIÊNCIA DAS ATRIBUIÇÕES NECESSÁRIAS AS SUAS PRÁTICAS DOCENTES, VISTO NÃO ESTAREM HABITUADOS À DIVERSIDADE DE ATRIBUIÇÕES QUE ESTA FUNÇÃO ESTABELECE E DE QUAIS PROCEDIMENTOS SE APROPRIARAM PARA DESENVOLVEREM A DOCÊNCIA NESTA FASE DIFÍCIL DE INGRESSO À CARREIRA DOCENTE. OS RESULTADOS APONTARAM A NECESSIDADE DA LEITURA DOS DOCUMENTOS QUE DISCIPLINAM SOBRE A CARREIRA DOCENTE DO PROFESSOR INICIANTE DO INSTITUTO FEDERAL (IF) E A IMPORTÂNCIA DO APOIO DE PROFESSORES EXPERIENTES COMO PRINCIPAIS AÇÕES PARA PROFESSORES RECÉM-INSERIDOS NOS INSTITUTOS FEDERAIS (IFS).