A SAÚDE VOCAL É CONSIDERADA UM FATOR IMPORTANTE NA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS
DOCENTES QUE UTILIZAM COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO, ONDE AS AÇÕES EDUCATIVAS FORTALECEM A PROMOÇÃO,
APONTANDO SEMPRE OS ASPECTOS PREVENTIVOS PARA UMA BOA QUALIDADE VOCAL. ESTE ESTUDO TEVE COMO
OBJETIVO ANALISAR O PROGRAMA CUIDANDO DO MESTRE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SOBRAL, CE, COMO AÇÃO
EDUCATIVA PROMOTORA DE SAÚDE VOCAL. UTILIZOU-SE COMO CAMINHO METODOLÓGICO UMA PESQUISA COM
ABORDAGEM QUALITATIVA E O MÉTODO DE PESQUISA-AÇÃO. PARA O UNIVERSO DA PESQUISA NO PRIMEIRO
MOMENTO, 309 PROFESSORES DO SISTEMA PÚBLICO MUNICIPAL DE ENSINO DE SOBRAL PARTICIPARAM DO
DIAGNÓSTICO. NO SEGUNDO MOMENTO, A ETAPA DA INTERVENÇÃO, PARTICIPARAM DE 40 A 45 PROFESSORES
DISTRIBUÍDOS POR OFICINAS. PARA A TERCEIRA FASE, FORAM CONVIDADOS 15 PROFESSORES, MAS SOMENTE 8
PERMANECERAM. NA COLETA DE DADOS, SEGUIRAM-SE AS FASES DA PESQUISA AÇÃO: DIAGNÓSTICO, INTERVENÇÃO
AVALIAÇÃO/REFLEXÃO. PARA SUBSIDIAR AS FASES DA PESQUISA, FOI FUNDAMENTAL: A PESQUISA DOCUMENTAL,
APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO, REALIZAÇÃO DE 10 OFICINAS NA SEGUNDA FASES E TRÊS ENCONTROS FORAM
PRODUTORES DOS DADOS DA AVALIAÇÃO/REFLEXÃO, CONSIDERADA 3ª FASE. ANÁLISE DOS DADOS FOI FEITA ATRAVÉS DO
MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS CONFIRMARAM QUE O PROGRAMA CUIDANDO DO MESTRE
POSSIBILITOU GRANDES MUDANÇAS NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES ACERCA DA SAÚDE VOCAL COM O
DESENVOLVIMENTO DOS ENCONTROS.