A ESCOLA NECESSITA RESPONDER À DEMANDA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E SUA POPULARIZAÇÃO SOCIAL, NESTA ERA DO CONHECIMENTO. ASSIM, AÇÕES DOCENTES PRECISAM CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO CIDADÃO CRÍTICO, PARTICIPATIVO E COMPETENTE PARA RESOLVER PROBLEMAS. ISSO IMPLICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE RESPONDA AO DESAFIO. ESTE ESTUDO ABORDA A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS NÃO FORMA DE EDUCAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. TRATA-SE DE RELATO DE EXPERIÊNCIA, VIVENCIADA COM LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO SEMESTRE 2018.2 NA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA, ENVOLVENDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. SEU OBJETIVO CONSTA DE: PESQUISAR ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL PRESENTES NA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE COM POTENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, PARA DIVULGAÇÃO EM ATIVIDADE EXTENSIONISTA. NO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO PESQUISARAM-SE SEIS ESPAÇOS NÃO FORMAIS, AINDA INEXPLORADOS PELAS ESCOLAS LOCAIS E PREVIAMENTE ESCOLHIDOS. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS, ANALISADOS EM SEGUIDA FRENTE ÀS ORIENTAÇÕES NACIONAIS CURRICULARES VIGENTES. OS RESULTADOS FORAM TRANSFORMADOS EM TEASES PARA PUBLICAÇÃO MIDIÁTICA. PÔDE-SE PERCEBER GRANDE POTENCIAL PARA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NESSES ESPAÇOS PESQUISADOS. CONCLUIU-SE QUE A REGIÃO DO CARIRI CEARENSE APRESENTA GRANDE RIQUEZA DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, PORÉM AINDA POUCO EXPLORADOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR, QUE OPORTUNIZA NOVOS ESTUDOS.