Artigo E-book 3: VI CONEDU

E-books

ISBN: 978-65-86901-08-5

Visualizações: 268
UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS ATRAVÉS DA TEMÁTICA VITAMINA

Palavra-chaves: FUNÇÕES ORGÂNICAS, VITAMINAS, CONTEXTUALIZAR, , E-book GT 16 – Ensino de Ciências

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMÁTICA O USO DAS VITAMINAS COMO FORMA DE CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. PARA TANTO, TEM-SE COMO PRINCIPAL OBJETIVO DO TRABALHO ENTENDER A IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA. FOI DEFINIDO COMO AMBIENTE DE ESTUDO UMA ESCOLA REPRESENTATIVA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA - CE. COMO METODOLOGIA DE ESTUDO FOI REALIZADA A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PRÉVIO AOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, SEGUIDAS POR DUAS AULAS TEÓRICAS E UMA EXPERIMENTAL, E POR FIM UM PÓS-QUESTIONÁRIO. OS RESULTADOS FORAM QUANTIFICADOS EM PORCENTAGEM E EXIBIDOS POR MEIO DE GRÁFICOS. OS RESULTADOS DEMOSTRARAM A IMPORTÂNCIA DESSE ESTUDO VISTO QUE 82% DOS ALUNOS AFIRMARAM DESCONHECER AS FUNÇÕES ORGÂNICAS. FOI INVESTIGADO O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE QUAIS FUNÇÕES ORGÂNICAS ELES RECONHECIAM PRESENTES NAS VITAMINAS. ATENDENDO AO PREVISTO, 72% DEIXARAM A QUESTÃO EM BRANCO. APÓS A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO OS ALUNOS EM SUA TOTALIDADE FORAM CAPAZES DE IDENTIFICAR AS FUNÇÕES NAS MOLÉCULAS DE VITAMINAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.