CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DO DEBATE DO ENSINO DE CIÊNCIAS, PRINCIPALMENTE PAUTADA NA NECESSIDADE DE PROMOVER UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES E OS CONTEÚDOS DESSAS DISCIPLINAS, MUITOS ESTUDOS TÊM BUSCADO ENFATIZAR A NECESSIDADE DA MUDANÇA DE ATITUDE DO PROFESSOR. MAS PENSAR UM NOVO MODELO DE ENSINO DEVE IR ALÉM DA SIMPLES MUDANÇA DA PRÁTICA DOCENTE, ESTA DEVE POSSIBILITAR AO ALUNO PENSAR OS SEUS PRÓPRIOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, PROMOVENDO A BUSCA DA AUTONOMIA E FAVORECENDO A SUA FORMAÇÃO CRÍTICA. ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM PANORAMA DESCRITIVO SOBRE AS PUBLICAÇÕES NA BASE DE DADOS SCIELO E NOS ANAIS DO ENPEC QUE RELACIONAM O USO DA METACOGNIÇÃO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DISCIPLINAS RELACIONADAS A ÁREA DE SAÚDE. VERIFICOU-SE TAMBÉM A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS METACOGNITIVAS, ASSIM COMO O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E A BUSCA DA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ALUNO. O PANORAMA DEMONSTROU QUE O TEMA É BASTANTE PROMISSOR, PORÉM AINDA COM POUCAS INICIATIVAS, CONFIGURANDO-SE UM CENÁRIO TÍMIDO E CONCENTRANDO PRINCIPALMENTE NO ENSINO MÉDIO, O QUE DEMONSTRA UMA LACUNA DO DESENVOLVIMENTO DE PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL.