ESTE ARTIGO APRESENTA A ANÁLISE DE PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO DE LEITURA EM UMA PERSPECTIVA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA DO CAMPO, LOCALIZADA NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DE RORAIMA. BUSCOU-SE COMPREENDER QUAIS AS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES NA UTILIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS. O REFERENCIAL TEÓRICO BASEIA-SE EM PERCEPÇÕES CONCEITUAIS SOBRE A CONCEPÇÃO DA ESCOLA DO CAMPO EM MOVIMENTO E AS PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA UTILIZADAS PELOS DOCENTES, ALÉM DE EVIDENCIAR O LETRAMENTO LITERÁRIO COMO POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DE SIGNIFICADOS. O ESTUDO SITUA-SE NO CAMPO DAS INVESTIGAÇÕES QUALITATIVAS EM QUE O TRABALHO DOCENTE SE CARACTERIZA COMO O CENTRO DAS INVESTIGAÇÕES. A CONSTRUÇÃO DE DADOS FOI REALIZADA EM UM AMBIENTE ESCOLAR COM ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM QUE A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL BASEADA APENAS EM PROCEDIMENTOS TÁCITOS NÃO PROMOVEM A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO