ESTE ARTIGO PROBLEMATIZA O NEOLIBERALISMO E CONSERVADORISMO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL, DURANTE O PERÍODO DE 2016 A 2019. SOB A EPISTEMOLOGIA CRÍTICA EM EDUCAÇÃO DELINEIA-SE ARGUMENTOS SOBRE OS IMPACTOS DA INVESTIDURA DESSES PROCESSOS E OS SEUS DESDOBRAMENTOS EM TORNO DAS REFORMAS GOVERNAMENTAIS E SEUS IMPACTOS SOB AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. O PERCURSO METODOLÓGICO DIZ RESPEITO A ABORDAGEM QUALITATIVA, COM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE DOCUMENTAL, A PARTIR DA QUAL DESTACAMOSQUE AS POLÍTICAS EM CURSO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO REPRESENTAM UM RETROCESSO AOS CAMINHOS CONSTRUÍDOS SOB O PILAR DA DEMOCRACIA E CIDADANIA. NO ATUAL GOVERNO, COM O ANÚNCIO DE CORTES E REFORMAS NA EDUCAÇÃO, MATERIALIZA-SE OS POSICIONAMENTOS DE AUTORES COMO MARX (1993), FRIGOTTO (1995), NEVES (2005) ET AL. AO PROFERIREM EM TORNO DA EXPANSÃO DO CAPITAL E O PROJETO DESENVOLVIMENTISTA COM FOCO PARA A CLASSE DOMINANTE, POR MEIO DE UM APARELHO ESTATAL QUE VEM INTENSIFICANDO COM SEUS INSTRUMENTOS LEGAIS RESPALDADOS PELA IDEOLOGIA NEOLIBERALQUE ATINGE TODA A POPULAÇÃO A PARTIR DE SUAS REVERBERAÇÕES PARA A VIDA MATERIALMENTE CONSTRUÍDA. CONSIDERAMOS QUE A PROPOSTA DO ATUAL GOVERNO NÃO CONTEMPLA AS ESPECIFICIDADES SOCIAIS E ECONÔMICAS DA CLASSE TRABALHADORA. POR FIM, ESTE ARTIGO APRESENTA UMA INICIATIVA EMERGENTE DE ATIVISMO ACADÊMICO, POLÍTICO E SOCIAL DE RESISTÊNCIA A UMA ORDENAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL MERCANTILISTA, SEGREGATÍCIA E ESTARRECEDORA QUE NÃO NOS REPRESENTA ENQUANTO ESPECIALISTAS DA EDUCAÇÃO, COMPROMETIDAS COM O PROCESSO DE CRESCIMENTO E REVOLUÇÃO DE MENTALIDADES.