CONCEBENDO A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA DANÇA NA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA, ESTE ARTIGO OBJETIVA EXPLICITAR COMO SE DÁ ESSA VIVÊNCIA NA ESCOLA A PARTIR DO ENTRELAÇAMENTO COM O TEMA DE PESQUISA EM ESTUDO (ORIGEM DO POVO BRASILEIRO) E DOS FESTEJOS JUNINOS, PROCURANDO ENTENDER COMO OCORRE ESSE PROCESSO A PARTIR DA VIVÊNCIA DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM UMA TURMA DE 2º ANO, QUE COMPREENDE CRIANÇAS COM FAIXA ETÁRIA DE 7 E 8 ANOS DE IDADE, DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA - NEI-CAP/UFRN. SOB UMA ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA, PROCURAMOS PELO VIÉS DA PESQUISA EXPLICATIVA COMPREENDER COMO SE DÁ ESSE PROCESSO ENCADEADO POR UMA EPISTEMOLOGIA DA DANÇA ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS RICAS DE SIGNIFICADOS, PARA A COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO DESSA CULTURA, CUJO OBJETIVO FOI ESTABELECER UMA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DESENVOLVIDA. AS VIVÊNCIAS CORPORAIS EM TORNO DESSE ESTUDO SOBRE A ORIGEM DO POVO BRASILEIRO E FESTEJOS JUNINOS, PERMITIRAM QUE AS CRIANÇAS INTERAGISSEM COM AS DEMAIS CRIANÇAS DO GRUPO DE FORMA DINÂMICA E EXPRESSIVA, COMO TAMBÉM FOI BASTANTE NOTÁVEL A AMPLIAÇÃO DE SUAS POSSIBILIDADES DE MOVIMENTOS, VALORIZANDO SUAS IDEIAS PARA A COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA E A EXPRESSÃO DE SENSAÇÕES E EMOÇÕES EM VIVENCIAR A DANÇA DE POVOS QUE DERAM ORIGEM A NOSSA POPULAÇÃO, COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DO LEGADO CULTURAL QUE NOS DEIXARAM. COMO RESULTADOS DESSA PESQUISA COMPREENDEMOS QUE AS CRIANÇAS AMPLIARAM O REPERTÓRIO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO CULTURAL, A PARTIR DA CRIAÇÃO DE MOVIMENTOS DA DANÇA INDÍGENA, DA DANÇA DOS PORTUGUESES (VIRA DO MINHO) E DA DANÇA DOS NEGROS (CAPOEIRA), EMITINDO IMPRESSÕES, SENTIMENTOS E CONHECIMENTOS SOBRE A DANÇA DA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO.